Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por falta de profissionais e insumos, Conselho de Enfermagem quer interdição do HRMS

A falta de insumos e de profissionais pode levar à suspensão dos serviços de enfermagem no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem) prepara o processo de interdição ética do Hospital e afirma que a situação no local é de ‘calamidade e ilegalidade’. As principais razões apontadas pelo […]
Arquivo -
Pacientes foram informados que não há previsão para retorno do tratamento na unidade. (Foto: Arquivo Midiamax)
Pacientes foram informados que não há previsão para retorno do tratamento na unidade. (Foto: Arquivo Midiamax)

A falta de insumos e de profissionais pode levar à suspensão dos serviços de enfermagem no HRMS ( de Mato Grosso do Sul). O (Conselho Regional de Enfermagem) prepara o processo de interdição ética do Hospital e afirma que a situação no local é de ‘calamidade e ilegalidade’.

As principais razões apontadas pelo Conselho são a constante falta de insumos para assistência e a falta de profissionais, situações constatadas in loco e que já teriam sido comunicadas à diretoria do HRMS e à SES (Secretaria de Estado de Saúde). No Regional falta de esparadrapo a soro fisiológico e, segundo o Coren, a segurança dos trabalhadores de enfermagem está comprometida.

A categoria ressalta que os profissionais da equipe de enfermagem estão sobrecarregados por conta do déficit de funcionários. O cenário chama atenção, alguns pacientes estão até sem tomar banho.

“As pessoas internadas no Centro de Terapia Intensiva, por exemplo, não têm nem tomado banho porque os técnicos e auxiliares de enfermagem não têm tempo para isso, estão ocupados com outras atividades mais complexas”, aponta o Sebastião Duarte, presidente do Conselho. Ele lembra, ainda, que a exaustão laboral também tem forte impacto negativo na saúde mental dos profissionais da saúde. Segundo relatório, há um déficit de 261 e 197 técnicos de enfermagem no hospital.

O conselheiro Rodrigo Alexandre Teixeira ainda ressalta que a situação precária acaba até gerando mais gastos para o Estado, já que sem um serviço eficiente, o tratamento dos pacientes acaba se prolongando.

O HRMS disse ao Jornal Midiamax que uma reunião do Conselho de Enfermagem com a SES está agendada para esta quarta-feira (27) para resolver a situação. A nova diretora do hospital, Rosana Leite de Melo, afirma que ainda não recebeu o relatório do Coren, mas que já conversou com a equipe de enfermagem e faz diligências. “O conselho ainda deve enviar documento oficial e agendar reunião com a presidência [do HRMS] para tomar a medida mais sensata a fim de não prejudicar o atendimento ao público”.

O que é uma interdição ética?

A interdição ética, citada pelo Coren, tem início quando faltam condições de assistência no setor de enfermagem. A interdição prevê a suspensão parcial ou total dos serviços de Enfermagem na unidade. É uma medida extrema, adotada quando não há condições mínimas de atendimento e trabalho, trazendo grave risco para a população e os profissionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria