Pular para o conteúdo
Cotidiano

Porto Murtinho: emergência por desabamento no rio deve ser declarada na segunda

A situação de emergência em Porto Murtinho deve ser decretada somente na próxima segunda-feira, conforme informações da Coordenadoria de Defesa Civil do município, que fica a 454 km de Campo Grande. O decreto estava previsto para esta quinta-feira (31), mas a Prefeitura ainda aguarda um parece do Governo do Estado. “[O decreto] Provavelmente será publicado […]
Arquivo -
Foto: Prefeitura de Porto Murtinho | Divulgação
Foto: Prefeitura de Porto Murtinho | Divulgação

A situação de emergência em deve ser decretada somente na próxima segunda-feira, conforme informações da Coordenadoria de do município, que fica a 454 km de . O decreto estava previsto para esta quinta-feira (31), mas a Prefeitura ainda aguarda um parece do Governo do Estado.

“[O decreto] Provavelmente será publicado na segunda-feira, pois a equipe da Defesa Civil Estadual e da precisará redigir um parecer detalhando a situação. Eles estiveram aqui ontem e fizeram avaliação prévia sobre o desmoronamento. levaram fotos e informações para Campo Grande. Nós estamos no aguardo”, destacou o secretário de obras e coordenador de Defesa Civil da cidade, Helton Benitez.

Benitez destacou, ainda, que a terra utilizada para o aterro construído em 2008 passará por uma sondagem de imediato, para ver que tipo de riscos o solo apresenta e também para saber que tipo de obra será necessária no local. “Esse laudo vai determinar se serão colocadas estacas de madeira ou metálicas, por exemplo”, acrescentou o secretário.

Visita do Ministro

Acerca da visita do ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro, das Relações Exteriores, ocorrida na quarta-feira (30), o secretário destacou que foram apresentados à população gráficos e demais dados sobre como Porto Murtinho deverá ser impactada com a transformação da cidade, que será a porta de entrada do Corredor Bioceânico.

Dentre as mudanças, estão a previsão de implantação de mais cinco portos além do existente e um grande impacto na economia. “A cidade deve crescer, vai ter tráfego pesado de caminhões e muita geração de emprego. Mas, pra isso, a gente precisa se preocupar com qualificação”, descreveu.

“Além disso, a gente também apresentou as nossas demandas, nossas inseguranças, tais como a necessidade de uma manutenção periódica do dique e das paredes, assim como um plano para a cidade. Ele destacou que na próxima reunião, que ainda não tem data, traria algumas soluções”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Câmara aprova projeto que tipifica o crime de domínio de cidades

Jovem é preso por matar namorado a paulada e enterrar corpo no quintal

Acidente com quatro veículos na BR-163 matou assessora do MPF

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Djailson de Souza toma posse como desembargador do TJMS

Últimas Notícias

Polícia

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Autor pegou uma faca e deu um golpe no peito da vítima

Brasil

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso

Polícia

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Ataque aconteceu em meio a uma escalada de violência na região

Esportes

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Time mineiro vai precisar de uma vitória simples para garantir vaga na final