Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professores de Dourados vão ao MPE contra fechamento de turmas

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados ) protocolou nesta segunda-feira (16), uma denúncia na 16º Promotoria do Ministério Público Estadual contra  o fechamento de turmas em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino. Há quinze dias a APM (Associação de Pais e Mestres da Escola Nelson de Araújo também pediu providências […]
Arquivo -
Após protestos
Após protestos

O (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de ) protocolou nesta segunda-feira (16), uma denúncia na 16º Promotoria do Ministério Público Estadual contra  o fechamento de turmas em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino. Há quinze dias a APM (Associação de Pais e Mestres da Escola Nelson de Araújo também pediu providências para evitar a transferência da unidade para o Município.

Segundo a entidade representativa dos trabalhadores em educacão, os governos municipal e estadual estão ‘negociando’ a troca de alunos dos anos iniciais e anos finais sem um estudo prévio e sem ouvir a comunidade escolar envolvida. Para a categoria essa situação  deverá causar impactos na vida dos alunos e dos pais e também impactos financeiros para o custeio do ensino público. O artigo 53, V, da lei 8.069/90 garante ao estudante o direito de estudar próximo de sua residência.

Na Rede Municipal, a administração está fechando turmas dos 8° e 9° anos dos anos finais do ensino fundamental. Com isso, os alunos dessas turmas serão obrigados, para o próximo ano letivo, a buscar vagas em outras escolas da Rede Estadual.

A medida que pretende ser adotada pelo município também foi denunciada pelo presidente do Simted, Juliano Mazzini, durante pronunciamento na sessão da Câmara Municipal na semana passada. Segundo o sindicalista, a Prefeitura de Dourados não está falando a verdade em relação à proposta de fechamentos de salas de aula,  que irão afetar diretamente os estudantes das escolas   Aurora Pedroso de Camargo, Etalívio Penzo, Caic, Alvaro Brandão e Clarice Bastos Rosa.

Já o governo estadual quer fechar a Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo, onde estão matriculadas 296 crianças, de 1° ao 5° ano do ensino fundamental e passar a responsabilidade ao governo municipal. Em contrapartida, o município passa os alunos dos 8° e 9° ano do ensino fundamental para escolas dos estados, também sem nenhuma justificativa plausível para tal acordo e sem nenhuma discussão prévia com a comunidade escolar.

Outro lado

Em entrevista ao Midiamax a prefeita Délia Razuk confirmou  que a escola estadual Nelson de Araújo está sendo realmente  repassada ao município. Ela também disse que,  “ao contrário do que está sendo entendido, que a comunidade escolar não será prejudicada”.

“Nós estamos  recebendo essa unidade escolar e com a migração dos 8 e 9 anos para o Estado vamos ter condições de abrir mais vagas nas seres iniciais”.Segundo ela, nenhuma escola vai ser fechada e com o acordo que está sendo firmado com o Governo do Estado todos terão vagas garantidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Últimas Notícias

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava

Transparência

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Empresa A.S. Construtora venceu a licitação e terá 360 dias para concluir a obra no distrito de Jacareí