Pular para o conteúdo
Cotidiano

Recordista nacional em desastres naturais, MS usará banco de dados para prevenção de incidentes

Com o primeiro lugar no ranking nacional de desastres naturais em 2018, Mato Grosso do Sul vai utilizar os dados do S2ID (Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres) para embasar políticas de prevenção. O sistema tem sido abastecido por coordenadorias de Defesa Civil municipais durante os últimos quatro anos e traz um panorama dos incidentes […]
Arquivo -

Com o primeiro lugar no ranking nacional de desastres naturais em 2018, Mato Grosso do Sul vai utilizar os dados do S2ID (Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres) para embasar políticas de prevenção. O sistema tem sido abastecido por coordenadorias de municipais durante os últimos quatro anos e traz um panorama dos incidentes naturais no estado.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli, afirma que o sistema tem sido usado não apenas para decretar situação de emergência nos municípios, mas também para criar um banco de dados com o panorama de desastres naturais em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, os dados ajudam a nortear a elaboração de polícias públicas de prevenção a estes incidentes.

Catarinelli explica que a profissionalização do registro das ocorrências nos municípios já tem auxiliado no trabalho preventivo da Defesa Civil no monitoramento das regiões onde costumam ocorrer inundações. Um dos exemplos de trabalhos feitos nestas situações é a orientação e desocupação de famílias ribeirinhas nas épocas de cheia e em diversas outras situações, quando o Governo do Estado fornece suporte à população e às administrações municipais.

O Governo de MS informa que a atuação preventiva a estes desastres já acontece, por exemplo, com a substituição de pontes de madeiras no estado, onde a cheia dos rios danificava a estrutura e impedia a passagem dos moradores. “Temos informações compiladas que podem ajudar na elaboração de diversas políticas públicas que ajudem a minimizar os danos causados por situações climáticas adversas”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Desastres naturais

No ano passado, Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do País no registro de desastres naturais. Foram 364 ocorrências, conforme ranking elaborado com dados extraídos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Entre os registros estão inundações, chuvas intensas, vendavais e alagamentos. Em 2017, o Estado havia registrado 232 casos, ficando atrás de Santa Catarina que teve 348 registros.

Segundo a Defesa Civil, o aumento não se deve a um número maior de desastres, mas devido ao registro de cada um deles, que nos últimos anos tem sido feito cada vez mais sistematicamente pelas defesas civis dos municípios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes autoriza que Bolsonaro faça almoço de aniversário de 15 anos da filha em casa

Adolescente é baleado após tentar assaltar policial aposentado no trânsito de SP

detran

Ex-diretora do Detran-MS é absolvida de acusação por embolsar R$ 95 mil do órgão

anta nadando no rio sucuri

VÍDEO: No rio das sucuris, anta dá mergulho surpreendente e é acompanhada por turistas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Sesau realiza mutirão para atualizar vacinação de crianças e adolescentes neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Juiz decide manter prisão de 45 anos para assassino de ex-namorada e amigo em Campo Grande

Messias planejou o crime por ciúmes da aproximação de Karolina e Luan, em abril de 2023

Cotidiano

Prefeitura divulga novo guia de arborização; confira o que pode e o que não deve ser plantado

Documentos trazem identificação de espécies em formato ilustrativo e linguagem acessível

Cotidiano

Clima despenca 10°C e anuncia chegada de tempestades e ventos de até 100 km/h em Campo Grande

Na região sul de MS, previsão indica grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos

Polícia

Jovem agride ex-namorada de 16 anos ao tentar reatar relacionamento

Jovem foi localizado enquanto fugia em uma motocicleta com documentos atrasados