Pular para o conteúdo
Cotidiano

No bolso do povo: usuários temem aumento na tarifa de ônibus com volta do ISS para Consórcio

A possibilidade de o Consórcio Guaicurus aumentar o valor da tarifa do ônibus em razão de projeto da Prefeitura que quer a cobrança de até 5% de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), deixou os usuários do transporte coletivo preocupados. Para a maioria dos entrevistados pelo Jornal Midiamax, o serviço oferecido pelo consórcio não […]
Arquivo -
Leonardo de França
Leonardo de França

A possibilidade de o aumentar o valor da tarifa do ônibus em razão de projeto da Prefeitura que quer a cobrança de até 5% de (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), deixou os usuários do transporte coletivo preocupados.

Para a maioria dos entrevistados pelo Jornal Midiamax, o serviço oferecido pelo consórcio não justifica nem o valor cobrado atualmente, que é de R$ 3,95. Para a auxiliar de dentista Silvana da Silva Albuquerque, de 42 anos, não seria viável cobrar nenhum tipo de imposto ao consórcio, já que existe a possibilidade do aumento no valor da passagem.

“Se for subir o valor da tarifa, sou contra o imposto. Eles não devolvem um serviço bom, na linha que eu pego, a 086 [Terminal Júlio de Castilho/Shopping ] só tem ar em apenas um ônibus e ainda corre o risco de ficar mais cara a passagem? Já está ruim e pode ficar pior”, reclama.

O estudante Gustavo da Silva tem opinião parecida e teme um reajuste no valor cobrado pela passagem.

“Vai ficar difícil para o usuário do transporte. No geral, o serviço não é tão bom e se cobrarem a mais por isso será complicado”, conta.

Projeto de lei

Na segunda-feira (30) a prefeitura de Campo Grande enviou para a Câmara Municipal projeto de lei para cobrar até 5% de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre a arrecadação do consórcio Guaicurus, empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade desde o fim de 2012, quando venceu a licitação até hoje contestada.

Atualmente isenta da tarifa, a empresa seria cobrada com aumento gradual do imposto. Já em 2020, o valor seria de 1,5% sobre o que for arrecadado. Já em 2021, a quantia subiria para 3%, chegando em 5% apenas em 2022.

“Esta medida se torna necessária porque é imprescindível o aumento da arrecadação dos tributos municipais, além de termos de reduzir, no mínimo, 10% (dez por cento) dos incentivos ou benefícios de natureza tributária dos quais decorram renúncias de receitas”, frisa o Executivo ao justificar o projeto.

A cuidadora Maria Aparecida de Oliveira, de 52 anos, não reclama do serviço oferecido pela empresa. Os ônibus não são tão ruins, mas se aumentarem mesmo o valor da tarifa ficará pior.”

A dona de casa Beatriz Melgar também é contra a cobrança do imposto caso exista a possibilidade de reajuste na tarifa. Para ela, os veículos não são ‘tão bons’ e o valor não pode aumentar. “Vai ficar difícil.”

Já o trabalhador autônomo Ruan Henrique Souza, acredita que a tarifa referente à passagem do ônibus não deveria nem ser cobrada.

“Pagamos tantos impostos, essa tarifa nem deveria existir. Se ficar mais cara vai compensar comprar um veículo”, reclamou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria