Pular para o conteúdo
Cotidiano

Atleta amador de MS acusa adversários de racismo após briga em partida de futebol

O atleta de futebol amador Marcos Cândido, de 26 anos, afirma ter sido vítima de racismo durante uma partida da Liga Terrão da UEFA MS, neste domingo (17). O ato gerou revolta em quem assistia ao jogo e também em atletas. A partida terminou com empurra-empurra e ânimos exaltados. Ao Jornal Midiamax, Marcos contou que […]
Arquivo -
Marcos Cândido é o quarto da esquerda para a direita entre os agachados. (Foto: Reprodução)
Marcos Cândido é o quarto da esquerda para a direita entre os agachados. (Foto: Reprodução)

O atleta de futebol amador Marcos Cândido, de 26 anos, afirma ter sido vítima de durante uma partida da Liga Terrão da UEFA MS, neste domingo (17). O ato gerou revolta em quem assistia ao jogo e também em atletas. A partida terminou com empurra-empurra e ânimos exaltados.

Ao Jornal Midiamax, Marcos contou que passou por um momento em que vários casos de racismo no voltaram à tona no país. O atleta disse que as provocações já vinham acontecendo durante a partida, mas a situação ficou mais séria quando o adversário disparou a frase “ganha de nós aí macaco”, já no final do confronto.

“Desde o início da partida, o cara estava me provocando, toda hora me intimando para ir para cima dele, até a torcida deles estavam falando um monte. Nos minutos finais da partida, o atacante deles passou por trás de mim e me xingou de macaco”, disse indignado, o atleta da equipe Saraiva, que jogou contra o time de – que venceu e passou de fase.

Pouco depois do ato criminoso, Marcos confrontou o adversário durante a comemoração do gol da equipe adversária. “Todo ser humano está sujeito a errar, mas a ofensa que ele me fez… Nós estamos lutando para isso acabar e o cara me xinga disso, ninguém gosta”. Segundo a vítima, é a primeira vez que ambos se cruzam.

Atleta amador de MS acusa adversários de racismo após briga em partida de futebol
Súmula descreve ato racista e briga após o crime. (Foto: Reprodução)

Na súmula da partida ao qual o Jornal Midiamax teve acesso, o árbitro confirmou que houve o crime e relatou toda a briga que ocorreu após o xingamento. De acordo com o texto, a vítima de racismo teria dado um pontapé no jogador de Guia Lopes que supostamente o ofendeu, que em seguida caiu no chão e recebeu novamente um chute na região da cabeça de outro jogador do Saraiva. Após a sequência de agressões, o jogador lagunense ficou inconsciente por alguns minutos, mas recobrou a consciência.

Ainda sem registrar o boletim de ocorrência contra o ato criminoso, Marcos Cândido explicou que por conta de complicações em sua perna e do trabalho, pretende fazer o registro ainda nesta segunda-feira.

Resposta da organização da competição

Em contraponto as acusações de racismo aos atletas de Guia Lopes, quem se posicionou foi a organização da competição. De acordo com Julio Cesar Souza da Silva, apesar do registro em súmula, não houve caso de racismo na partida e os atletas do time do Saraiva estão fazendo tal afirmação para tentar escapar de punição.

“Já juntamos tudo que foi publicado nas redes sociais e entregamos para o advogado. Por ora, vamos registrar um boletim de ocorrência contra as pessoas que estão fazendo essa falsa acusação por calúnia e difamação”, explica o organizador.

A punição, no caso, seria pela confusão causada no fim da partida, que inclusive foi registrada pelo fotógrafo do time do Guia Lopes. Integrantes do Saraiva invadiram o campo e agrediram jogadores de Guia Lopes. Um deles foi atingido e caiu no chão, sendo atingido na sequência por outro, na cabeça, segundo Julio.

“Ele ficou desmaiado e tivemos que levá-lo para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para ser avaliado. Agora o jogador já foi para Guia Lopes, mas terá que voltar para por que vai precisar de uma tomografia”, conta.

*matéria atualizada às 21h

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Casal é preso em flagrante por violência física e psicológica contra idosa

tcu br-163 ministro

TCU: persistem indícios de irregularidades graves em 15 obras fiscalizadas

Dólar tem leve alta com cautela externa e fiscal, mas fecha abaixo de R$ 5,40

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Novela gravada em Campo Grande aposta em formato vertical para redes sociais

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã

Além disso, o líder da bancada terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara

Cotidiano

Corredor morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

Ele foi socorrido por médicos durante o evento esportivo

Esportes

Bahia bate Internacional em jogo atrasado e encosta no G-4 do Brasileirão

Se colocou em boa posição na briga por vaga na Copa Libertadores 2026

Cotidiano

VÍDEO: Shopping Campo Grande fica sem energia elétrica

Segundo a shopping, houve uma indisponibilidade que causou a queda da energia