Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aeronaves da FAB já fizeram 9 voos ao Pantanal para combater as queimadas

Duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) continuam no Pantanal sul-mato-grossense em apoio as ações de combate as queimadas. As ações fazem parte da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, a pedido do Governo de Mato Grosso do Sul. As aeronaves que projetam água foram enviadas no dia 27 de julho. Para cumprir a […]
Arquivo -

Duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) continuam no Pantanal sul-mato-grossense em apoio as ações de combate as queimadas. As ações fazem parte da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, a pedido do Governo de . As aeronaves que projetam água foram enviadas no dia 27 de julho.

Para cumprir a demanda, o Ministério da Defesa estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário. Também participam das ações helicópteros da do Brasil e do Exército Brasileiro.

Enviadas no dia 27, as aeronaves C-130 Hércules, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), e o H-60L Black Hawk, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, realizam ões de Combate a Incêndio em Voo e Transporte Aéreo Logístico nas cidades de Campo Grande e , respectivamente.

O C-130 Hércules, que está deslocado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros). A aeronave realizou entre terça-feira (28) e quarta-feira (29) quatro voos.

Já o helicóptero H-60L Black Hawk está engajado nas missões a partir do Aeroporto de Corumbá, no transporte de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Eles são transportados até os locais das chamas. A aeronave realizou entre terça-feira (28) e quarta-feira (29) cinco saídas.

Queimadas

O histórico de queimadas atingiu recorde e o Governo do Estado decretou situação de emergência. Conforme o Corpo de Bombeiros, o município de Corumbá já registrou chuva de fuligem. Cerca de 300 mil hectares já foram devastadas pelo fogo, para se ter uma dimensão, a área equivale a 2 vezes o tamanho da cidade de .

Já foram levantados aproximadamente 4 mil focos de incêndio por satélite, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

Dados fazem parte do módulo “Trabalho por meio de plataformas digitais 2024” da PNAD Contínua

Sérgio Cruz - O dia na história

1948 – Crime em família abala Corumbá

Irmãos homicidas foram inocentados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Sem interessados, reforma de Pasta ficou para depois

Trânsito

Jovem brasileiro morre em acidente com caminhonete em rodovia paraguaia

Capotamento aconteceu na fronteira com Bela Vista, Mato Grosso do Sul