Pular para o conteúdo
Cotidiano

Agepen quer esvaziar celas após 56 presos testarem positivo para coronavírus em MS

Durante testagem em massa no presídio de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, nesta quinta-feira (3), 56 internos foram diagnosticados com a Covid-19, o novo coronavírus. Após a confirmação dos casos positivos, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) planeja esvaziamento de celas para garantir o isolamento e recuperação dos presos. Conforme […]
Arquivo -

Durante testagem em massa no presídio de , a 444 km de , nesta quinta-feira (3), 56 internos foram diagnosticados com a Covid-19, o novo . Após a confirmação dos casos positivos, a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) planeja esvaziamento de celas para garantir o isolamento e recuperação dos presos.

Conforme a Agepen, foram utilizados mil testes rápidos e com as novas confirmações da doença no instituto prisional, já são um total de 91 casos positivos da doença no presídio de Corumbá.  “Eles estão isolados em um espaço próprio que foi preparado. Preventivamente, já haviam sido esvaziadas três celas e uma sala transformada em alojamento, todas na mesma área do presídio, com capacidade mínima de 41 vagas”, disse a Agepen em nota.

Agora, com os novos casos, a direção do presídio já está providenciando uma nova estratégia de isolamento seguro, conforme orientações de biossegurança da Vigilância Sanitária do Município.

De acordo com o diretor do EPC, Amilton Evangelista, caso seja necessário, outras celas serão esvaziadas para garantir o isolamento. Além disso, o dirigente destaca que os internos positivados recebem acompanhamento diário para observar o quadro de saúde. Os familiares de todos os positivados estão sendo informados.

Agentes penitenciários afastados

O presidente do (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Santiago, o número de casos positivos no presídio é um risco não só para os internos, como para os agentes penitenciários.

“Com 11 servidores afastados e ainda na metade do período de afastamento, a falta de efetivo é um problema real que precisa ser resolvido dentro do presídio em Corumbá. Não houve um planejamento emergencial por parte da Agepen para resolver a situação, medidas paliativas de horas extras não estão sendo eficientes”, disse.

Segundo o sindicato, situações de tentativa de fuga teriam sido registradas dentro do presídio, com apenas três funcionários alocados no plantão. “A situação só não está pior diante da excelente postura de trabalho dos servidores e da própria direção da unidade”, pontuou André Santiago.

O sindicato enviou um Ofício sobre a situação.“Estamos aguardando a resposta da Agepen. Vamos definir uma reunião com a Secretária de Justiça, com a Secretaria de Saúde e também com a Agepen para cobrarmos a solução da situação”, destaca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsistas apresentam 100 projetos na maior feira científica de Mato Grosso do Sul

Neste ano, a FetecMS ocorre entre os dias 19 a 22 de outubro

Cotidiano

VÍDEO: incêndio dura mais de 24 horas em área de mata próxima a condomínio no Monte Alegre

Moradores estão preocupados de que as chamas atinga o residencial

Cotidiano

Após trégua, Serra do Amolar volta a registrar focos de incêndio

Brigadistas permanecem no local para combate de novos focos

Cotidiano

Transformador explode e fios atingem veículos de concessionária de luxo em Campo Grande

Moradores da região do Bairro Itanhangá ficaram sem energia nesta manhã