Pular para o conteúdo
Cotidiano

Agronomia do IFMS fica em 1º lugar no Centro-Oeste em conceito contínuo

O curso superior de bacharelado em Agronomia oferecido pelo Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obteve o conceito contínuo mais alto da região Centro-Oeste no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2019. Em uma escala que varia de 1 a 5, o curso oferecido pelo IFMS […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo
(Foto: Arquivo

O superior de bacharelado em Agronomia oferecido pelo Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () obteve o conceito contínuo mais alto da região Centro-Oeste no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2019.

Em uma escala que varia de 1 a 5, o curso oferecido pelo IFMS obteve o conceito geral 4, o mesmo de outras instituições de ensino. O que faz o Campus estar em primeiro lugar no estado e na região Centro-Oeste são a nota bruta e o conceito contínuo obtidos: 62,05 e 3,17, respectivamente.

Ao todo, 51 instituições de ensino superior públicas e privadas do Centro-Oeste – das quais dez são de Mato Grosso do Sul – participaram do Enade no ano passado. A prova foi aplicada em novembro.

No site do Enade, é possível extrair os dados relacionados aos cursos de Agronomia em Mato Grosso do Sul e na região Centro-Oeste, além de consultar a metologia de cálculo do conceito e os Relatórios Síntese da Área Agronomia.

Para o coordenador do curso, Mateus Donegá, o resultado do Enade 2019 reflete o perfil dos estudantes, jovens que veem na formação superior a única forma de melhorar a vida deles e da família. Mas, o professor pontua outros fatores.

“Além das aulas teóricas e práticas, os alunos participantes da prova do Enade atuaram em projetos de pesquisa, ensino ou de extensão, o que agregou muito na formação deles. Outro fator que garantiu a permanência e êxito dos estudantes foi a possibilidade de receberem auxílios alimentação, transporte e monitoria, além de bolsas para pesquisa e extensão”.

O professor destaca ainda o empenho de todos os servidores envolvidos com o curso, entre efetivos e terceirizados, e das direções geral, de ensino, administrativa e de moradia do campus, além da qualidade do corpo docente.

“Aulas práticas no campo, visitas técnicas, aulas de laboratório e estudos de caso são alguns exemplos de formas com os professores procuram preparar os alunos para a vida após a graduação, pensando não somente na formação técnica, mas também na formação integral do cidadão”, destaca Donegá.

Para o diretor-geral do campus, Claudio Sanavria, o resultado demonstra o esforço de docentes e técnicos-administrativos envolvidos com o curso, além do comprometimento dos acadêmicos, muitos deles egressos do curso técnico integrada em Agropecuária.

“O Campus Nova Andradina tem um grande potencial na área e estamos investindo na expansão das nossas ações com a oferta de pós-graduação, mantendo na região os nossos talentos e oportunizando uma formação completa aos nossos estudantes”, ressalta.

O bacharelado em Agronomia é oferecido pelo IFMS em Nova Andradina desde 2015. O curso é ofertado em período integral e o ingresso é realizado, anualmente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Outros resultados – Concluintes do bacharelado em Agronomia e do curso superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio, ambos oferecidos pelo IFMS em , também participaram do Enade em 2019.

O bacharelado em Agronomia, oferecido desde 2015, obteve o conceito geral 3, com a nota bruta 51,21 e conceito contínuo 1,94. Os índices o colocam em 8º lugar em Mato Grosso do Sul, dentre as 10 instituições que oferecem o curso, e em 39ª entre as 51 instituições da região Centro-Oeste.

Com conceito geral 2, nota bruta 42,86 e conceito contínuo 1,94, Gestão do Agronegócio aparece em 8º lugar entre as 13 instituições de ensino que oferecem o curso na região Centro-Oeste. O IFMS é a única instituição a ofertar o curso em Mato Grosso do Sul, desde 2011.

Enade – É uma prova obrigatória a todos os concluintes de cursos que constam na Portaria Normativa nº 19, de 13 de dezembro de 2017, do Ministério da Educação (MEC), e no edital do Enade 2019.

A prova é composta por 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais e 30 da formação específica. O estudante recebe uma nota de 0 a 100, baseada no percentual de respostas corretas, e a instituição um conceito de 1 a 5. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ucrânia: Ataque russo com mísseis e drones deixa ao menos dois mortos em Kiev

Campo Grande amanhece com frio de 10°C, mas terá elevação nas temperaturas

Passageiros reclamam que motoristas não avisaram sobre a paralisação de ônibus

corrida

Com paralisação do ônibus, preço da corrida por aplicativo dispara em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Motoristas do Consórcio Guaicurus paralisam por atraso do vale e Campo Grande amanhece sem ônibus

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Bandidos fogem após atirar contra carro durante tentativa de roubo frustrada em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Não há divergência entre Lula e Trump sobre a Venezuela, afirma Alckmin

Segundo ele, Brasil busca manter uma postura de neutralidade e diálogo nas relações internacionais

Cotidiano

Linhas de ônibus voltam a rodar após paralisação do Consórcio Guaicurus em Campo Grande

As linhas retornam gradativamente pelos bairros

Mundo

Israel identifica mais dois corpos de reféns enquanto Vance se prepara para encontrar Netanyahu

Corpos foram transportados em caixões pela Cruz Vermelha e entregues ao exército israelense na Faixa de Gaza

Cotidiano

Atenção à Gagueira: em MS, falar é ato de resistência e coragem para quem enfrenta condição

Data visa frear a desinformação e contribuir com a promoção de espaços inclusivos e acesso ao tratamento adequado. Em MS, acompanhamento é oferecido pelo SUS