Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alta de 93%: Descaso com pandemia levou MS ao maior crescimento de mortes por coronavírus

Com uma alta de 93%, Mato Grosso do Sul é o estado com a maior variação na média de mortes por coronavírus. Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que a variação da média de casos dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás em MS foi a maior do […]
Arquivo -

Com uma alta de 93%, é o estado com a maior variação na média de mortes por . Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que a variação da média de casos dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás em MS foi a maior do Brasil, sendo que em segundo lugar está a Paraíba com 92%. Para infectologista, o comportamento da população e das autoridades foi o que levou Mato Grosso do Sul a este pico de casos e mortes.

O pesquisador e infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Julio Croda afirma que a pandemia de coronavírus não tem relação com o clima, como temperatura e umidade, ao contrário do que se acreditava no início. Afinal, o verão está chegando e MS atingiu o pior momento da pandemia de coronavírus.

Para Croda, o aumento de casos está diretamente relacionado com a população, que não tem tomado os cuidados necessários, e com as atitudes das autoridades. “Tem a ver com eleição, aglomeração, o não uso das máscaras e a falta do distanciamento”, aponta.

O pesquisador ainda ressalta que a pandemia de coronavírus não tem a ver com a imunidade de rebanho. “Veja que foi o epicentro da pandemia e agora acelera [em número de casos] novamente”, pontua.

Há dias Mato Grosso do Sul está entre os estados com as maiores altas de casos e mortes, segundo consórcio de veículos de imprensa. Na quarta-feira (16), dados mostraram que houve um aumento de 93%, na comparação da média dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás. Porém, ainda nesta semana, MS chegou a registrar aumento de 157%.

Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz, a única maneira de barrar o aumento de casos é que as pessoas tomem consciência e fiquem em casa, principalmente nesta época de festas de fim de ano. Já as autoridades deveriam adotar medidas mais rígidas. “Aumentar toque de recolher para as 20 horas, cancelar a autorização para todos os eventos, independente do horário, suspender alvará e multa pesada para estabelecimentos comerciais que não respeitam as recomendações em relação às medidas preventivas”, lista Croda.

Orientações para reuniões de fim de ano

A Fiocruz organizou uma cartilha com orientações para reuniões no e Ano Novo. A principal orientação é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que já moram juntas. Se, mesmo assim, a população quiser se reunir com mais familiares, há orientações:

  • Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; 
  • Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos; 
  • Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira); 
  • Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes; 
  • Evite apertos de mão ou abraços; 
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado; 
  • Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool; 
  • Não compartilhe objetos, como talheres ou copos; 
  • Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.

Para quem vai receber convidados em casa, as dicas são as seguintes:

  • Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si; 
  • Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras; 
  • Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente; 
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar condicionado; 
  • Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos; 
  • Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas; 
  • Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano; 
  • Disponibilize álcool em gel nos ambientes; 
  • Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

A cartilha da Fiocruz ainda reúne uma série de orientações, também para quem vai passar as festividades fora de casa e dicas para evitar transmissão do coronavírus no preparo dos alimentos. Confira a cartilha completa aqui.

(Com informações da Fiocruz)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Últimas Notícias

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central

Cotidiano

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Decisão da 3ª Vara Cível do município ordena que o estado prossiga com obras de restauração em prédio histórico

Transparência

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Marcos José de Brito Rodrigues será julgado em sessão do CNJ da próxima terça-feira (28)