Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bancos e montadores estendem financiamentos e garantias de veículos em meio a pandemia

Ainda em março, quando preocupações com os danos causados à economia com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) geraram um grande debate nacional, o CMN (Conselho Monetário Nacional) emitiu regras para que os bancos brasileiros suspendessem a cobrança de até duas prestações de financiamentos de imóveis e veículos por 60 dias, a fim de que […]
Arquivo -

Ainda em março, quando preocupações com os danos causados à economia com a pandemia do novo coronavírus () geraram um grande debate nacional, o CMN (Conselho Monetário Nacional) emitiu regras para que os bancos brasileiros suspendessem a cobrança de até duas prestações de financiamentos de imóveis e veículos por 60 dias, a fim de que o dinheiro fosse usado pela população para bancar suas necessidades básicas.

Algumas semanas depois, a medida levou à abertura de canais de comunicação e contou até com a adesão direta de montadoras, também estendendo a garantia dos veículos. Toda a negociação exige a manutenção da taxa de juros estipulada no contrato, mas com acréscimo do período extra do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) referente ao período. Também é preciso que o cliente esteja com as prestações em dia.

A medida não representa uma anistia, mas sim uma “reprogramação”: as parcelas que não forem pagas durante o decreto de pública decorrente da pandemia serão adiadas para o fim dos contratos de financiamento. Se o seu carnê previa parcelas até março de 2021, por exemplo, e você requisitou o adiamento do pagamento de duas parcelas, fará os pagamentos até maio do ano que vem.

No Itaú, o oferecimento da vantagem vai até 16 de maio. Informações podem ser obtidas pelos canais de teleatendimento (telefone 4002-0234 nas capitais e 0800-729-0234 para as demais cidades). No Bradesco, as ofertas são negociadas pelos telefones 4002-0022 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-570-0022 (demais cidades), sendo que havia a possibilidade de se tratar do tema também pelo aplicativo do banco.

A Caixa Econômica Federal anunciou possibilidades de renegociação em diferentes contratos –sendo que, nos habitacionais, não é possível usar a pausa caso o dinheiro do seja usado nas prestações mensais. No banco público, porém, a renegociação é possível se houver até duas prestações em atraso. Inicialmente prevista para 60 dias, a medida chegou a 90 por conta do aumento no número de casos no país nas últimas semanas.

A promessa é de atendimento às solicitações em até 48 horas, com data retroativa. Mais informações pelo WhatsApp (0800-726-8068) e no telesserviço (3004-1105 nas capitais e 0800-726 0505 nas demais cidades, digitando a opção 7), de segunda a sexta-feira, para pessoas físicas. O aplicativo da Caixa, atualizado, também prometia oferecer renegociações.

Já o Santander apresentou um hotsite para apresentar suas soluções de dívidas para os clientes, que podem também ser discutidas pelos telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-702-3535 (demais municípios) ou 0800-723-5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala). A taxa de juro será mantida e a multa, abatida, porém, o banco avisa que haverá novos valores na parcela e data de vencimento por conta da prorrogação da próxima parcela.

No Banco do Brasil, as possibilidades de renegociação de dívidas, a princípio, não envolveriam financiamentos de veículos, mas o banco prometem oferecer linhas de crédito diferenciadas a clientes. Mais informações podem ser obtidas em canais digitais como o aplicativo, site, pelo WhatsApp (61) 4001-0001 es centrais pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos e de fala) e agências.

Financeiras que atuam no setor também anunciaram seguir a orientação do CMN. A BV Financeira ofereceu abriu os canais de teleatendimento para abrir as renegociações. A Losango realiza o serviço por meio de sistemas remotos (Central de Relacionamento, email do Fale Conosco e Chat), assim como a Omni. A orientação é que cada cliente busque contatar sua financeira para discutir como elas seguirão as recomendações do governo.

Montadoras

A Ford anunciou que permitirá o adiamento de até três parcelas dos financiamentos de veículos da marca a contar de 31 de março, também transferindo as parcelas para o fim do contrato. A medida vale para quem está em dia com os pagamentos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, não sendo solicitada comprovação sobre a situação de saúde ou renda, dentro do programa Ford Credit –operado pelo Bradesco Financiamentos.

Hyundai, Renault e Caoa Chery, por seus turnos, anunciaram prorrogar manutenções e garantias de veículos entre 10 de março e 30 de abril, podendo ser estendida conforme recomendações dos órgãos de Saúde –no caso da sino-brasileira, caso seja necessário rodar mais de 2 mil quilômetros com o veículo além do prazo de manutenção programada, pede-se para se contatar a montadora.

Na Fiat, a extensão por 60 dias começou a ser contada em 20 de março. Já a Citroën elevou o período para 3 meses, desde 17 de março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escolas do Sesc MS abrem matrículas para 2026 com ensino bilíngue, tecnológico e metodologia inovadora

Família cresceu! Gabriel Medina e Isabella Arantes estão à espera do primeiro filho

Dourados recebe inscrições para concurso de remoção da Reme até a próxima sexta-feira

bolsa

Pagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segunda-feira; confira o calendário

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

De ‘inóspito’ a bairro em expansão: Jardim Aeroporto cresce após décadas de isolamento

Últimas Notícias

Política

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Maicon Nogueira foi membro da CPI da Câmara, mas vai entregar um documento separado

Polícia

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Rapaz conheceu comparsa em um bar e recebeu uma oferta para ganhar dinheiro e ‘pegar uma joalheria’

Emprego e Concurso

Mora no interior? Cidades de MS oferta 3,3 mil vagas neste início de semana

Dourados, Caarapó e Inocência lideram o número de vagas

Política

Prazo para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 24 de outubro

TRE-MS tem plantão para atendimento aos eleitores que querem regularizar situação