Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cientistas apostam em aves do Pantanal para proteger MS contra nuvem de gafanhotos

Entenda porque pássaros do Pantanal devem virar heróis contra nuvem de gafanhotos que ameaça chegar a Mato Grosso do Sul pelo Paraguai.
Arquivo -

Os pássaros do Pantanal podem se tornar os heróis da batalha contra a nuvem de gafanhotos que voa da Argentina, caso os insetos cheguem a Mato Grosso do Sul. Desde o mês passado, a praga destrói plantações e já chegou ao Paraguai, que faz com MS.

No entanto, apesar do alerta oficial paraguaio, a praga não deve ser motivo de preocupações para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul, segundo especialista ouvida pelo Jornal Midiamax.

O motivo? Cadeia alimentar. Boa parte da população de aves do Pantanal, que ocupa a região fronteiriça entre MS e Paraguai, é predadora natural da praga destruidora de lavouras e pastagens.

Embora seja uma praga cíclica nos países vizinhos, a nuvem de gafanhotos não é problema recorrente em MS. Segundo o superintendente da do MS, Celso Martins, faz mais de 30 anos que o estado teve problemas com infestação.

Pássaros barram, homens desmatam

A gerente da Defesa Sanitária Vegetal da , Glaucí Ortiz, explica que, com a população de aves do bioma, a nuvem de gafanhoto não costuma nem atravessar a fronteira com MS.

Os insetos temem MS porque os pássaros são predadores naturais deles.

Ela ponderou, no entanto, que a ação humana e o desmatamento podem diminuir a população de aves e isso “desequilibra o ambiente”. Neste caso, seria imprevisível o comportamento da praga.

O raciocínio foi endossado por Martins. Para ele, essa é “uma questão que tem muitas variáveis: clima, vento e temperatura podem mudar ou acelerar o curso da nuvem”.

Nessa quarta-feira, o Ministério da Agricultura afirmou ter sido informado pelo Senasa (Serviço de Sanidade Agroalimentar da Argentina) que a nuvem de gafanhotos se desloca ao sul, em direção ao Uruguai, conforme previsto.

Dessa forma, a praga parece estar se distanciando, de fato, das lavouras e cidades sul-mato-grossenses.

Nuvem de gafanhotos monitorada

Mesmo assim, o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) está atento, assim como equipes das Superintendências Federais de Agricultura.

“Com base neste cenário, estão sendo trabalhadas estratégias passíveis de adoção para eventual surto no Brasil, caso as alterações climáticas sejam favoráveis ao deslocamento da nuvem de gafanhotos para nosso país”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas