Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com agências fechadas, bancos recomendam uso de internet ou celular para pagar contas

O decreto municipal 14.199/20, que limita o funcionamento de comércios, empresas e demais estabelecimentos que possam ocasionar aglomerações em Campo Grande, também afeta o funcionamento de instituições bancárias. Na Capital, agências e casas lotéricas estão de portas fechadas e atendem somente casos extremamente específicos, segundo o Sindicárionet (Sindicato dos Bancários de C...
Arquivo -

O decreto municipal 14.199/20, que limita o funcionamento de comércios, empresas e demais estabelecimentos que possam ocasionar aglomerações em Campo Grande, também afeta o funcionamento de instituições bancárias. Na Capital, agências e casas lotéricas estão de portas fechadas e atendem somente casos extremamente específicos, segundo o Sindicárionet (Sindicato dos Bancários de ). Caixas de autoatendimento, porém, funcionam na normalidade, mas até lá cuidados são necessários.

Além disso, a Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) orientou às instituições associadas a adoção de medidas preventivas. Nas cidades onde ainda não há decreto municipal ou estadual de fechamento, os bancos deverão, de forma pontual, e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas.

Logo, para manter as contas em dias, a recomendação é que os clientes procurem os canais alternativos de atendimento, como bank – por meio de aplicativos de celular – e teleatendimento, e deixem para ir às agências (caixas automáticos) somente quando realmente for imprescindível. Via de regra, o atendimento presencial não ocorre e em casos extremamente necessários deve ser feito contato com a gerência.

E, mesmo assim, até mesmo o saque de cédulas nos terminais de autoatendimento, precisam de cuidados, tais como manter distância dos demais clientes e higienizar as mãos ao tocar nas superfícies e no dinheiro.

A Fenabran criou até uma cartilha, com diversas informações sobre os canais digitais oferecidos pelos bancos, que pode ser acessada gratuitamente clicando AQUI.

Outras medidas

Por determinação do CMN (Conselho Monetário Nacional), grandes bancos, como , Itaú, e Santander, estão adiando o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias. O intuito é dar fôlego financeiro para os trabalhadores em meio à pandemia do novo coronavírus.

A medida vale para todos que tenham financiamentos de imóveis e carros nos bancos, e também outros tipos de dívidas. A única exigência é que as prestações do crédito estejam em dia. A exceção é na Caixa, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados.

Durante o período de pausa será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. As parcelas não serão encavaladas: o cliente fica dois meses sem pagar e depois o pagamento da prestação volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento.

Na sexta-feira (20), o sistema da Caixa já estava sobrecarregado de pedidos. O tempo de espera na central telefônica já era mais longo, e o internet banking estava instável. O banco esclareceu que estava trabalhando na adequação dos canais para que nesta segunda-feira (23) estivessem devidamente preparados para o atendimento do novo serviço.

Clique AQUI e confira como aderir ao adiamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Expulsão de Gaby Spanic de A Fazenda 17 divide opiniões: ‘Nunca mais assisto’

Caiu aí? Usuários relatam instabilidade em Pix, Mercado Livre e em diversos outros sites e aplicativos

Abram as janelas: fumacê percorre seis bairros de Campo Grande nesta segunda-feira

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Dourados amplia atendimentos à população migrante com o ‘Projeto Bienvenido’

Últimas Notícias

Cotidiano

INSS deverá pagar R$ 100 mil de indenização por falta de perícias médicas em agências de MS  

INSS foi condenado a pagar indenização e a regularizar o serviço nas cidades de Rio Verde e São Gabriel do Oeste 

Mundo

Enviados dos EUA chegam a Israel para reforçar cessar-fogo em Gaza após tensões recentes

Governo israelense ameaçou interromper transferências de ajuda após afirmar que Hamas matou dois soldados

Brasil

Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções

“Podem causar danos maiores do que se quer evitar”, diz a embaixadores

Mundo

UE fecha acordo para proibição completa de importações de gás russo a partir de 2028

Importações começarão a ser proibidas já em 2026, de forma gradual