Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo tira do ar dados que elevam em 5 mil os casos positivos de coronavírus em MS

O Governo de Mato Grosso do Sul tirou do ar nesta quarta-feira (9), após divulgar na plataforma oficial sobre as confirmações de casos de coronavírus, o boletim epidemiológico que deve ir ao ar na quinta-feira (10) após revisão dos municípios. Com novos critérios de diagnóstico adotados pelo Ministério da Saúde, os casos de Covid-19 no […]
Arquivo -

O Governo de Mato Grosso do Sul tirou do ar nesta quarta-feira (9), após divulgar na plataforma oficial sobre as confirmações de casos de coronavírus, o boletim epidemiológico que deve ir ao ar na quinta-feira (10) após revisão dos municípios. Com novos critérios de diagnóstico adotados pelo , os casos de no Estado podem aumentar em 5 mil. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde .

“Nós faríamos essa divulgação hoje, mas os municípios vão revisar esses dados e nós divulgaremos nas próximas 24 horas”, explicou. O critério considera que diagnósticos clínicos – feitos pela sintomatologia ou exames como raios-X e tomografias – já poderão ser considerados confirmatórios de Covid-19, mesmo sem teste comprobatório.

A mesma estratégia já é utilizada em outras doenças, principalmente entre arboviroses, como dengue, e zyka, nas quais os sintomas já são levados em conta para o diagnóstico de pacientes, mesmo sem comprovação por testes sorológicos, etc.

Adiado

O novo critério já seria adotado a partir desta quarta-feira (9): mais cedo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou versão do boletim epidemiológico com mais de 5 mil confirmações de novos casos nas últimas 24h. Posteriormente, o documento foi retirado do ar e uma versão revisada colocada em seu lugar.

Segundo a SES, a decisão de adiar por um dia o novo critério ocorreu para que os municípios tenham um pouco mais de prazo para a revisão desses dados.

“Somente teria mais de 1 mil novos casos. Então resolvemos suspender a divulgação para possibilitar a checagem pelos municípios. Com os novos critérios do Ministério, são levados em conta não só o resultado do laboratório, mas o fator diagnóstico clínico epidemiológico. Vamos pedir para as secretarias municipais revisarem esses dados e voltaremos a divulgá-los amanhã”, explicou Geraldo Resende, titular da SES.

Mais de mil mortes

Mato Grosso do Sul registrou 982 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme os critérios antigos, e 1.009 mortes, sendo 20 nas últimas 24 horas, todas ocorridas no mês de setembro. Com isso, o total de infectados em MS chega a 55.345, com registro total de 1.007 mortes – 20 nas últimas 24 horas, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Já para a próxima quinta-feira (9), segundo a SES, deve ocorrer o incremento de 5 mil, que também deverá fazer a taxa de letalidade cair de 1,8% para para 1,7%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping em MS

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e idoso sofre queimaduras em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping em MS

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Conta de luz atrasada? Campanha concede até 80% de desconto em contas de energia em MS

A iniciativa contempla todos os clientes da distribuidora que desejam regularizar suas contas vencidas a partir de 1 dia

Cotidiano

Halloween do Bosque oferece atividades temáticas e gratuitas para toda a família

3ª edição ocorrerá no próximo sábado (25), das 15h às 18h, no Shopping Bosque dos Ipês

Transparência

Prefeitura de Sonora corrige erro e valor de ata de R$ 106 milhões é reduzido

Executivo aderiu uma parte que soma R$ 2,2 milhões da ata do CIM-Jequitinhonha

Mundo

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Presidente da Colômbia afirmou que Trump foi grosseiro com o país nas últimas publicações em redes sociais sobre a Colômbia