Pular para o conteúdo
Cotidiano

Desértico: Com onda de calor histórica, cidades registram umidade abaixo de 10% em MS

Após alerta de onda de calor “extraordinária” em Mato Grosso do Sul, também vem o alerta para a saúde. Com as temperaturas acima dos 40°C esta semana, a umidade relativa do ar fica entre 10% a 15%, nas regiões centro-norte e Pantanal, nesta terça-feira (29). Os picos de baixa umidade devem ocorrer entre às 13h […]
Arquivo -

Após alerta de onda de calor “extraordinária” em , também vem o alerta para a saúde. Com as temperaturas acima dos 40°C esta semana, a umidade relativa do ar fica entre 10% a 15%, nas regiões centro-norte e Pantanal, nesta terça-feira (29). Os picos de baixa umidade devem ocorrer entre às 13h e 14h, aponta o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de ), Heráclio Alves.

Na lista entre os índices mais baixos para esta terça, está a cidade de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, e toda a região pantaneira – que já vem sofrendo com as queimadas -, como as cidades de Ladário, Sonora, Coxim, Miranda. Pedro Gomes e São Gabriel do Oeste. Já no centro-norte de MS, se enquadram as cidades que fazem divisa com Goiás, como , Chapadão do Sul, Costa Rica e .

O extremo sul de Mato Grosso do Sul deve registrar a umidade relativa do ar mais alta em comparação com as outras regiões. No entanto, registra umidade relativa do ar em torno de 40%, o que ainda não está dentro do esperado. O índice ideal, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) – varia entre 50% e 80%.

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, a umidade começa a baixar por volta das 10 horas desta terça. “Ela começa a baixar por volta das 10h, mas os picos mesmo devem ocorrer entre às 13h e às 14h”, explicou. Até o dia 11 de outubro – data em que está prevista chuva -, o clima segue ‘desértico’ no Estado.

Para tentar amenizar o tempo seco, tenha plantas dentro da casa. Elas podem ser grandes aliadas na climatização do ambiente e isso só é possível graças ao poder de reter e liberar umidade. Tome banho com a porta aberta; coloque uma bacia com água no quarto; utilize umidificadores de ar e o mais indicado, beba muita água.

Onda de calor “extraordinária e histórica”

Nesta segunda-feira (28), a MetSul Meteorologia emitiu alerta de onda de calor “extraordinária e histórica, com recordes no Brasil”. Conforme dados divulgados, entre quarta (30) e sexta-feira (1), em Mato Grosso do Sul, segundo o modelo de medição de temperatura norte-americano GFS, chega a indicar máximas de 43ºC a 45ºC a partir de quarta-feira. Em Campo Grande, o MetSul alerta que “as máximas com superarão os 40ºC”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Shopping da fronteira onde brasileiro foi executado nega acesso às imagens de câmeras

Funsat

Operador de caixa e telemarketing são as funções com mais oportunidade nesta quinta-feira

eliel-dias

Com sol entre nuvens, quinta-feira será de calor em Mato Grosso do Sul

Dupla baleia rapaz em bairro de Dourados e polícia usa até helicóptero nas buscas

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

bastidores confraternização confra

[ BASTIDORES ] Confraternização uniu BSB e interior de MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Processo seletivo de estágio da Prefeitura de Dourados fecha inscrições nesta quinta-feira

O prazo para registrar a inscrição acaba às 12h do dia 23 de outubro

Polícia

Rapaz é esfaqueado em tabacaria e deixado em unidade de saúde no Nova Bahia

Vítima foi deixada no CRS por duas pessoas na madrugada desta quinta-feira (23)

Cotidiano

Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de outubro nesta quinta-feira

Em Campo Grande, 45.493 famílias e 128.151 pessoas são beneficiárias do Bolsa Família

Famosos

Gosta de mulher? Ana Castela é ‘tirada do armário’ em tarô e tem reação inesperada

Ana Castela teve uma reação inesperada ao se deparar com uma cartomante que afirma que a Boiadeira também se interessa por mulheres