Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com pandemia, UFMS faz eleição virtual para escolher novo reitor nesta sexta

A eleição para reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) acontece nesta sexta-feira (17) e o processo será feito com votação eletrônica. A votação acontece das 8h às 21h e vai escolher a lista tríplice que será indicada ao MEC (Ministério da Educação), que escolhe o novo reitor.  São quatro chapas na […]
Arquivo -

A eleição para reitor da ( Federal de Mato Grosso do Sul) acontece nesta sexta-feira (17) e o processo será feito com votação eletrônica. A votação acontece das 8h às 21h e vai escolher a lista tríplice que será indicada ao MEC (Ministério da Educação), que escolhe o novo reitor. 

São quatro chapas na disputa: a primeira é a chapa Cultura, Ciência e Consciência, que tem a professora Elizabeth Maria Azevedo Bilange como candidata a reitora e Lucilene Machado Garcia Art  como vice. A chapa 2, Todos Somos + UFMS, é composta pelo atual reitor da UFMS, Marcelo Turine, que busca a reeleição. A candidata a vice-reitora é Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo.

A chapa 3, UFMS + Vozes, tem como candidatos os Lincoln Carlos Silva de Oliveira para reitor e José Antonio Menoni para vice-reitor. Por fim, os candidatos da chapa 5, chamada Eficiência e Inovação, são os professores Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas (reitora) e Günter Hans Filho (vice-reitor). O novo reitor vai administrar a UFMS até 2024.

A eleição virtual será feita no site e estudantes, técnicos e professores deverão utilizar o Passaporte UFMS para acessar as urnas específicas para cada categoria. A apuração será realizada depois das 21h no laboratório da Faculdade de Computação, no campus Cidade Universitária, e também será transmitida ao vivo pela TV UFMS.

Recomendação do MPF

No início do mês, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Colégio Eleitoral da UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), direcionada à Comissão de Ética, para que seja fiscalizada a propaganda dos candidatos a reitor, de modo a não permitir o uso não autorizado de nomes, símbolos ou imagens da universidade.

O documento ainda determinou que a universidade deveria encaminhar à Procuradoria os comprovantes do cumprimento da recomendação, cuja omissão de resposta será considerada recusa, “ensejando a adoção das medidas legais pertinentes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas