Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com retomada do turismo prevista para julho, Bonito faz ‘intensivo’ para se adaptar à biossegurança

Com a liberação de atividades turísticas em Bonito pela prefeitura do município desde o dia 1º de junho, o setor turístico da cidade se organiza para a retomada gradual das atividades no próximo mês. A estratégia é passar pelo período de um mês em adaptação em relação aos protocolos de biossegurança, que vão proporcionar diminuição […]
Arquivo -

Com a liberação de atividades turísticas em pela prefeitura do município desde o dia 1º de junho, o setor turístico da cidade se organiza para a retomada gradual das atividades no próximo mês.

A estratégia é passar pelo período de um mês em adaptação em relação aos protocolos de biossegurança, que vão proporcionar diminuição de riscos na pandemia. Para tanto, procedimentos estão sendo elaborados com o apoio do Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), (Sistema Fiems) e Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS).

“Teremos mais um mês de adaptação, para aquisição dos EPIs (Equipamentos de Individual) e treinar o pessoal. Nossa preocupação é com a segurança das pessoas”, afirma Gitane Klain, presidente da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria).

No último mês, a ABH entregou à prefeitura um plano de biossegurança do setor de hospedagem, que foi elaborado pelo Sebrae, com consultoria do Sesi. Aprovado, o documento foi disponibilizado aos empresários para cumprimento e adequações. Também com o apoio do Sebrae e Sesi, a Atratur (Associação de Atrativos Turísticos de Bonito e Região) deve fazer o mesmo ao longo desta semana, segundo a FundTur.

Regras

O documento contém todas as recomendações necessárias para hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem se readequarem enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus e detalha, por exemplo, medidas de atendimento ao cliente, o uso de locais compartilhados, como piscinas, academias, locais de prática esportiva e restaurantes.

O documento também disciplina procedimentos de lavanderia, uso de elevadores, limpeza dos quartos e ambientes e procedimentos a serem adotadas caso um cliente teste positivo para o Covid-19, dentre outros.

Efeitos da crise

O turismo é uma das áreas mais afetadas pelas restrições necessárias para evitar contaminações em decorrência do novo coronavírus. Em Bonito, a situação não foi diferente e diversos empreendimentos fecharam as portas em definitivo.

Em maio, o OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Fundtur-MS, realizou pesquisa de sondagem empresarial para levantar o número de demissões provocadas pela pandemia do coronavírus no setor turístico.

De acordo com o levantamento, 71% dos colaboradores registrados antes da foram mantidos nas empresas. As demissões (29%) equivalem a 566 funcionários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba