Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com superlotação, pacientes aguardam mais de 10 dias por cirurgia ortopédica na Santa Casa

Familiares e pacientes internados na Santa Casa de Campo Grande reclamam de estar aguardando há mais de 10 dias por cirurgia ortopédica. Recentemente, hospital alertou que vive ‘caos’ por encaminhamentos inadequados e superlotação nos setores. Sem querer se identificar, a filha de uma idosa de 70 anos disse que a mãe está há dias esperando […]
Arquivo -

Familiares e pacientes internados na Santa Casa de reclamam de estar aguardando há mais de 10 dias por cirurgia ortopédica. Recentemente, hospital alertou que vive ‘caos’ por encaminhamentos inadequados e superlotação nos setores.

Sem querer se identificar, a filha de uma idosa de 70 anos disse que a mãe está há dias esperando pelo procedimento cirurgia após sofrer uma fratura. Ainda não há expectativa de fazer a cirurgia. “Eles alegam que não tem vagas, mas minha mãe está a mais de 10 dias com o braço quebrado. Ela está sofrendo com dores”, lamenta.

Um funcionário, que também não quis preservar a identidade relata que tem mesmo pacientes internados com fraturas graves estão aguardando, alguns desde o dia 22 de setembro. “A Santa Casa está sem medicação, sem insumos, sem serviço de anestesia. Os médicos e enfermeiros parecem com . ”

Em nota, o hospital explicou que diariamente realizando, em médica, 23 cirurgias ortopédicas, e 47 pacientes estão aguardando procedimento, sendo acompanhados constantemente pela equipe médica com uso de medicação e exames de imagens para controle de evolução da fratura.

“O tempo de espera, nos casos menos graves, deve-se ao aumento da demanda de pacientes mais graves que dão entrada no Pronto-socorro e, também, ao fato do hospital estar com baixo nível no estoque de medicamentos e insumos. Outra situação que tem influenciado nos procedimentos, é a falta de sangue e demais concentrados no Hemosul. Os pacientes só entram em campo cirúrgico, com a garantia da reserva de sangue”, ressalta.

Sobre o pagamento de profissionais da saúde, a unidade explicou que os salários do primeiro semestre já foram quitados, porém dos do mês de julho, agosto e setembro estão em atraso pela falta de emissão de dos médicos e enfermeiros. Em setembro, cerca de 88% dos profissionais não emitiram notas ou enviaram o documento.

Renúncia do presidente

Durante a de coronavírus, a Santa Casa passou a atender todas as demandas que não relacionavam a doença, como um suporte aos outros hospitais do Estado que atuam na linha de frente, por conta disso, acabou superlotando os setores.

Recentemente, o até então presidente da unidade, Heber Xavier e o diretor de finanças adjunto, José de Oliveira Souza, renunciaram aos cargos, na sexta-feira passada (25).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista