Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com unidade em MS, frigorífico assina termo para implantar medidas prevenção ao coronavírus

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com unidade em São Gabriel do Oeste, distante 133 quilômetros de Campo Grande, assinou a nível nacional um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPT (Ministério Público do Trabalho) para implantar medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) em suas unidades de todo o país. O Termo foi assinado […]
Arquivo -

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com unidade em , distante 133 quilômetros de Campo Grande, assinou a nível nacional um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPT (Ministério Público do Trabalho) para implantar medidas de prevenção ao (Covid-19) em suas unidades de todo o país.

O Termo foi assinado na última quarta-feira (20) com a Procuradoria do Trabalho de Chapecó, Santa Catarina, onde fica a sede da empresa, e segundo Estadão Conteúdo, o Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos prevê medidas para assegurar a saúde dos trabalhadores do segmento.

Além do , a cooperativa tem plantas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O TAC em nível nacional abrange 16 unidades frigoríficas e alcança mais de 26 mil trabalhadores.

De acordo com comunicado do MPT, a Aurora se comprometeu em fazer o afastamento remunerado de todos os indígenas residentes em aldeias que trabalham no em localidades onde há casos da doença, como Chapecó. A empresa afastará por 30 dias os funcionários com a doença, inclusive indígenas não residentes em aldeias, fornecendo a lista dos trabalhadores afastados ao ministério.

O documento prevê, ainda que a produção será mantida seguindo regras que evitem aglomerações, com escalas de trabalho em sistema de rodízio ou revezamento, e se necessário, com a ampliação no número de turnos de trabalho.

No setor de produção a distância entre os empregados não poderá ser inferior a um metro, e a empresa terá que implantar anteparos físicos entre os postos de trabalho ou fornecer protetores faciais de acetato aos empregados.

A cooperativa está proibida de condicionar ou incentivar o comparecimento ao trabalho, seja normal ou extraordinário, a qualquer espécie de bonificação. O objetivo é evitar que o trabalhador, no caso de apresentar sintomas compatíveis com a doença, deixe de comunicar o fato à empresa, motivado pela renda extra.

Além disso, o TAC define que a Aurora terá de implantar mecanismo de rastreamento de trabalhadores pertencentes ao grupo de risco ou com comorbidades e dos empregados com sintomas de síndrome gripal, para identificar casos de covid-19. E, os empregados com suspeita da doença deverão ser afastados por 14 dias para a realização de exames específicos.

A cooperativa também terá que implementar rotina de testagem rápida nas unidades e vacinar todos empregados contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Águas Turvas: fiscal que pedia ‘benção’ a empreiteiro tem liberdade negada

Chanceler da Argentina pede demissão dias antes de eleição legislativa

Porto Murtinho

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Carla Zambelli

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Em Corumbá, participam da operação: 13 brigadistas do IHP (Instituto Homem Pantaneiro); 10 brigadistas do Prevfogo/IBAMA; 8 militares do Corpo de Bombeiros; 3 agentes da Defesa Civil Municipal; e 2 militares da Força Nacional

Mundo

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

Ataques com objetivo de interromper narcotráfico aconteceram próximo a América do Sul

Política

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Denunciado por condições desumanas de trabalho e serviços precários aos usuários, Consórcio recebe isenção milionária de impostos

Esportes

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Time paulista aplicou 8 a 0 nos representantes de Mato Grosso do Sul, em partida realizada no Centro de Treinamento de Cotia