Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus entra em ‘escalada progressiva’ e MS já tem semana com maior média de casos por dia

Mato Grosso do Sul entrou em escalada progressiva de casos da Covid-19, o novo coronavírus, como projetavam estudos de epidemiologistas e infectologistas do país, informou o secretário de Saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (13). Desde o último domingo, quando deu início a 20ª semana epidemiológica, são 68 novos casos, com maior média de positivos ao […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul entrou em escalada progressiva de casos da Covid-19, o novo , como projetavam estudos de epidemiologistas e infectologistas do país, informou o secretário de Saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (13). Desde o último domingo, quando deu início a 20ª semana epidemiológica, são 68 novos casos, com maior média de positivos ao dia em relação a outras semanas.

Se no último sábado eram 346 casos, nesta quarta-feira (13) já são 430 confirmados para o novo coronavírus no Estado. Foram 16 confirmações no domingo, 23 na segunda-feira, 20 na terça-feira e mais 25 nesta quarta-feira.

De acordo com o secretário, apesar de ter o menor índice de casos do país e de mortes também, o Estado vai enfrentar curvas de crescimento da doença da 20ª semana até a 25ª semana. “Nós queremos pedir a contribuição de vocês para esses dias. Fiquem em casa. Se forem sair, por necessidade, usem máscaras, mantenham distância e lavem as mãos sempre. Não toquem o rosto antes de lavar as mãos ou usar o álcool em gel nas ruas”, disse.

Coronavírus entra em 'escalada progressiva' e MS já tem semana com maior média de casos por dia
Por dia, são registrados mais de 20 casos em MS

No início de abril, o já estimava que o Brasil entraria na fase de aceleração descontrolada de casos do novo coronavírus entre os dias 4 e 10 de maio. A quantidade de casos da doença Covid-19 deve começar a desacelerar a partir de meados de junho, na 25ª semana.

A partir da fase de aceleração, o país deve começar a caminhar rumo ao pico de casos, previsto para o início de junho, de acordo com a projeção apresentada. O nível do pico, porém, depende do tipo de adotado pelo país para conter a pandemia.

Caso nenhuma medida para conter o coronavírus fosse tomada, “teríamos uma explosão de casos e depois uma queda”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira explicou à época.

Mesmo com as medidas de distanciamento social, o número de casos tende a crescer em maio. Entretanto, seria pior se não houvesse isolamento social, apontava o Ministério da Saúde. O secretário deixa claro que o distanciamento social não impede a transmissão. “Equivoca-se quem acha que seja para isso.” O objetivo dessa estratégia é preservar o sistema de saúde, para que ele tenha condições de atender a alta demanda. “As medidas de distanciamento social são fundamentais para que o sistema de saúde se organize”, pontua. “O paciente é o sistema de saúde, não é a pessoa.”.

Distância e máscaras

Mesmo que Mato Grosso do Sul seja o Estado brasileiro com menor incidência de casos, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.

Coronavírus entra em 'escalada progressiva' e MS já tem semana com maior média de casos por dia
Número de casos tende a aumentar progressivamente nesta semana em MS

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Maior líder político do sul de Mato Grosso no final do século XIX morreu na fazenda Esperança

Polícia

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

A polícia esteve no local e apreendeu um suspeito de 15 anos, que confessou o crime