Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo faz reunião com Comitê de Educação e decide em 15 dias sobre aulas presenciais em MS

Uma reunião foi realizada pelo Comitê Estadual Provisório de Volta às Aulas na manhã desta quinta-feira (24) para discutir o retorno das aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Na reunião, que foi realizada online, foram apresentados protocolos com medidas de biossegurança para evitar a transmissão do coronavírus entre os alunos. Uma nova […]
Arquivo -

Uma reunião foi realizada pelo Comitê Estadual Provisório de Volta às Aulas na manhã desta quinta-feira (24) para discutir o retorno das aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Na reunião, que foi realizada online, foram apresentados protocolos com medidas de biossegurança para evitar a transmissão do entre os alunos. Uma nova reunião deve ser realizada em 15 dias, quando o Governo de MS pode ter uma definição sobre o retorno das aulas. O decreto de suspensão de aulas presenciais fica em vigor até o dia 8 de outubro, quando uma nova determinação deve ser publicada.

O presidente da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, esteve na reunião e explica que o protocolo para o retorno das aulas é bastante detalhado e bem feito. Porém, ele acredita que as escolas ainda não têm condições de executar todas as regras para evitar a transmissão do coronavírus. 

“Foi um debate forte, mas ainda não encerrou. O protocolo apresentado foi muito importante, é abrangente. O que a gente debate é a capacidade das escolas cumprirem este protocolo”, diz.

O protocolo apresentado ainda está em fase inicial e as entidades que compõe o Comitê podem fazer observações. A próxima reunião foi marcada para o dia 8 de outubro. Vale lembrar que o decreto que suspende as aulas presenciais fica em vigor até o mesmo dia, o que quer dizer que um novo decreto deve ser publicado dentro de duas semanas, seja pela manutenção das aulas remotas ou pelo retorno gradual das aulas presenciais.

Teixeira ressalta que os alunos terão um prejuízo educacional devido à pandemia, mas que não é possível recuperar mais de cinco meses de aulas remotas neste final de ano. “É um protocolo rigoroso, mas não tem condição de fazer ainda neste ano. É um protocolo muito bem elaborado, a nossa preocupação é o cumprimento. Se uma das premissas não for realizada com eficiência, todas as outras não valem de nada. Se falhar na recepção dos alunos, os outros protocolos vão por água abaixo”, afirma.

O protocolo apresentado é para uma fase inicial de retorno às aulas presenciais, quando nem todos os alunos poderão voltar para a escola, para evitar uma nas salas de aula. Porém, o presidente da Fetems ressalta que uma volta gradual pode gerar uma jornada dupla para os professores.

“O professor teriam uma dupla jornada, presencial e remota. Ao contrário do que dizem, os professores continuam cumprindo jornada em suas casas, eles não deixam de trabalhar. Além disso, cerca de 50% da categoria faz parte do grupo de risco”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
sol

Com frio atípico para outubro, MS marca mínima de 9°C nesta terça-feira

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Centenas de empresas em Campo Grande estão com vagas abertas nesta terça-feira

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Tufão, dramática, sem publi: Estreia de Três Graças gera memes na web; veja

Três Graças, a nova novela das 21h da TV Globo, fez sucesso nas redes sociais e ficou entre os assuntos mais comentados da noite

Trânsito

Engenheiro civil morre após acidente a caminho do trabalho na BR-267 em MS

Engenheiro estava em um carro de passeio quando colidiu com caminhão

Polícia

Gestante é agredida pelo ex-marido em Dourados com socos na cabeça e no rosto

A vítima também informou que o agressor tem invadido sua residência repetidas vezes