Pular para o conteúdo
Cotidiano

Descontos do IPVA 2020 acabam no final de janeiro

Os contribuintes tem até o final de janeiro para pagar o IPVA com desconto de 15%, em caso de pagamentos à vista. Segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), os descontos no IPVA e as condições especiais deste ano seguem os padrões dos anos anteriores. Carros de passeio, por exemplo, continuam com desconto de […]
Arquivo -
Divulgação
Divulgação

Os contribuintes tem até o final de janeiro para pagar o com desconto de 15%, em caso de pagamentos à vista. Segundo a (Secretaria de Estado de Fazenda), os descontos no IPVA e as condições especiais deste ano seguem os padrões dos anos anteriores.

Carros de passeio, por exemplo, continuam com desconto de 25%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Já as motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE.

As alíquotas para veículos usados são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida. Para frotistas, a redução também continua a mesma do ano passado.

No estado foram entregues cerca de 1,1 milhão de carnês, número correspondente a frota de veículos sul-mato-grossense. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.

Como é calculado o IPVA?

Nos meses de dezembro e janeiro, diversos contribuintes trazem à tona questionamentos relacionados ao IPVA. Essa é a época em que as guias ou carnês começam a ser entregues e pagos. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, o Governo de MS, por meio da Sefaz, explica que a alíquota do IPVA é calculada com base no preço médio discriminado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Assim, é possível afirmar que o valor dos veículos é de responsabilidade dos revendedores, não cabendo ao Governo tabelar preços. A Tabela Fipe funciona como um indicador mensal que mensura o preço médio de motos, carros, utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus de diversas montadoras.

A tabela apresenta os valores médios, em reais, dos modelos fabricados a partir de 1985 até a atualidade. Além de ser usado como base de cálculo para o IPVA, o indicador serve como referência para venda e compra de veículos, bem como para o cálculo de seguros, em todo o Brasil.

Conforme técnicos da Sefaz, o valor do Imposto é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luan Pereira deixa o Dança dos Famosos após diagnóstico: ‘Maior dor que já senti’

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Água Clara firma TAC e tem um ano para implantar acolhimento infantil

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fura preferencial e causa acidente no Jardim Panamá

Colisão aconteceu a apenas 250 metros do local onde um militar morreu em outro acidente na noite de ontem

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

O processo da Emha é voltado às famílias com renda mensal de até R$ 2.850

Esportes

Goleiro brasileiro denuncia racismo em jogo de futebol na fronteira com MS

A discussão teria se intensificado após uma reclamação do goleiro sobre uma infração

Emprego e Concurso

Campo Grande abre seleção para engenheiro e eletricista com salários de até R$ 5,2 mil

As vagas abrangem níveis médio e superior