Pular para o conteúdo
Cotidiano

Efeito pandemia: empresas de Campo Grande aderem a home office e encerram aluguéis

O novo modelo de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus em várias partes do mundo fez com que empresas de diferentes setores reavaliassem a rotina de seus funcionários. Prática comum em grandes metrópoles, a entrega de imóveis e salas comerciais alugadas por empresas que dispensaram funcionários para trabalho domiciliar também chegou a Campo Grande. Com […]
Arquivo -

O novo modelo de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus em várias partes do mundo fez com que empresas de diferentes setores reavaliassem a rotina de seus funcionários. Prática comum em grandes metrópoles, a entrega de e salas comerciais alugadas por empresas que dispensaram funcionários para trabalho domiciliar também chegou a .

Com o novo comportamento das empresas, o mercado imobiliário comercial também sente os reflexos e oscila entre altos e baixos, após a profunda crise econômica causada pela pandemia.

Corretor de uma imobiliária da Capital, Vitor Moriya, de 32 anos, revela exemplo de um escritório de cobrança que entregou seu espaço até então alugado. Ele explica que a direção do escritório tomou a decisão depois de optar pelo para os funcionários, medida que além de garantir segurança de quem trabalha, também reduz custos das empresas.

O profissional também avalia que com a queda de faturamento em razão da crise, as empresas que não conseguem entregar imóveis por ter necessidade de serviço presencial acabaram renegociando valores de aluguéis com os proprietários. Com isso, muita gente conseguiu reduzir o valor dos aluguéis até pela metade.

Além disso, o principal índice aplicado nos reajustes do valor da locação, IGP-M, está em elevação. Seu acumulado em 12 meses chega a 24,25%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Com essa porcentagem, o corretor teme que várias pessoas não conseguirão bancar o aluguel. “Se aplicar uma atualização de 24%, muitas pessoas não conseguirão honrar com os pagamentos. ”

Outra tendência de mercado como consequência do home office é a redução do tamanho dos espaços alugados pelas empresas. Com isso, muita empresa decidiu por mudar de endereço e trocar grandes imóveis por espaços menores.

Retomada

Se de um lado há empresas e escritórios que decidiram entregar seus pontos físicos e optaram por home office, de outro há empresários apostando no momento e buscando espaços físicos para alugar.

Thomaz Koltermann, gerente de outra imobiliária de Campo Grande, explica que em alguns casos, há até dificuldade para encontrar imóveis para aluguéis em pontos valorizados da cidade, como é o caso da , principal via de Campo Grande.

Na avaliação do gerente, em caso de empresas em que o foco são clientes de alto padrão, consequentemente o capital das empresas são maiores e elas acabam optando por manter o modelo tradicional de trabalho presencial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Gatinhos são jogados em bueiro para morrer e moradores pedem ajuda no Nova Lima

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Ministra Esther Dweck vem a MS entregar 20 imóveis da União com foco social e na educação

Projeto para empréstimo de 80 bilhões de dólares ao Governo de MS passa pela CCJR

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

PAPY cpi consórcio

Papy quer criar fundo de garantia ao Consórcio com recurso público após paralisação

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura determina novas regras para autorização sanitária de eventos em Campo Grande

Organizadores de eventos deverão se atentar a regras da Sesau para obter autorização

Cotidiano

Pesquisador diz que violência na fronteira é ligada a ‘empresários do crime’ e ‘banalização’

Doutor em criminologia ouvido pela reportagem do Midiamax diz que armas e pistoleiros estão disponíveis tanto para uso do crime organizado, quanto para resolução de conflitos pessoais

Política

Gerson Claro confirma pretensão de disputar cadeira no Senado Federal em 2026

Pela primeira vez o presidente da Alems disse que vai concorrer ao cargo pelo PP

Famosos

Quem é quem? Renata Vasconcellos e irmã gêmea combinam looks e confundem fãs

Renata Vasconcellos e a irmã gêmea Lanza Mazza surgiram idênticas em uma gravação da TV Globo