Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 6 anos, chikungunya e zika vírus deixaram quase 2 mil doentes na Capital

Relativamente novas quando comparadas com a dengue, que desde os anos 1980 é um problema para a Saúde Pública de Campo Grande, a febre chikungunya e o zika vírus, juntos, deixaram quase 2 mil doentes na Capital em um intervalo de cinco anos. Os dados constam no Plano de Contingência para Situação de Epidemia de […]
Arquivo -

Relativamente novas quando comparadas com a , que desde os anos 1980 é um problema para a Saúde Pública de , a febre e o zika vírus, juntos, deixaram quase 2 mil doentes na Capital em um intervalo de cinco anos.

Os dados constam no Plano de Contingência para Situação de Epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika, publicado nesta segunda-feira (30) em suplemento do Diário Oficial do Município, que deixa clara as preocupações com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e que, se por um lado se mostraram menos letais que a dengue, têm um potencial de deixar sequelas por muito mais tempo –até mesmo por toda uma vida. Juntas, as doenças causaram 1.926 infecções na cidade.

O primeiro caso autóctone (contraído na região) de chikungunya na Capital se deu em outubro de 2014, com o primeiro caso autóctone. No ano seguinte, a doença “desapareceu”, voltando em 2016 com 192 notificações e 8 casos confirmados. Em 2017, foram 150 notificações e 46 casos confirmados –quase uma média de 1 doente para 3 suspeitas– e, em 2018, foram 311 suspeitas e 76 confirmações.

Até julho de 2019, último dado atualizado sobre a doença e que consta no plano, havia 76 notificações e 10 casos confirmados de chikungunya na Capital. Em todo o período, foram 932 notificações e 155 casos confirmados.

O vírus da chikungunya causa sintomas semelhantes aos da dengue: febre que começa de forma aguda, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema (manchas vermelhas na pele). A diferença entre as doenças está nas fortes dores nas articulações causadas pelo vírus da chikungunya, muitas vezes acompanhadas de edemas.

Zika

Tratada inicialmente como a menos letal das doenças transmitidas pelo Aedes, o zika gerou pânico por conta de seus efeitos, até hoje estudados, em relação à má-formação de fetos. À doença, foram atribuídos casos de microcefalia. Há evidências que a mãe infectada nos últimos dias da gravidez também pode transmitir o vírus ao durante o parto.

Em dezembro de 2015, a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) emitiu alerta epidemiológico diante do aumento dos casos de microcefalia no país –o vírus havia sido identificado no líquido amniótico de duas mulheres grávidas, cujos fetos tinham danos neurológicos sérios. Foi quando teve início a epidemia de zika no país, que se estendeu ate 2016.

Em novembro daquele ano, Campo Grande registrou o vírus pela primeira vez, já sendo identificados 466 casos, 27 deles autóctones. No ano seguinte, o total de suspeitas chegou a 3.033, com 155 deles confirmados –apontando transmissão sustentada do vírus na cidade. Também em 2016 tiveram início exames de gestantes, casos graves e síndrome neurológica. Em 2017, foram 27 casos, 100 em 2018 e chegaram a 30 até julho do ano passado. Ao todo, foram 4.045 notificações e 1.771 casos confirmados.

Nesses cinco anos de acompanhamento do zika vírus na cidade, foram confirmados 145 casos em grávidas, 8 deles apurados com amostras de parto (cordão umbilical e placenta). Destes, em um houve aborto e um recém-nascido teve confirmação de microcefalia. Nos demais nascimentos, não houve alterações clínicas.

No total, “houve registro de 13 casos de malformações congênitas relacionadas ao zika, no município de Campo Grande, desde a introdução do vírus, e todos ocorreram no ano de 2016”, anota o documento. Desde o ano passado, são comercializados exames para identificação da doença no país após casos de dengue.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado