Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cidade com surto de coronavírus vai prender infectados que espalham doença em MS

Guia Lopes da Laguna –a 233 km de Campo Grande– irá prender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) que descumprirem as orientações para permanecerem em quarentena. A medida, adotada em consenso com as polícias Civil e Militar e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), é resultado da escalada da doença […]
Arquivo -

–a 233 km de – irá prender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) que descumprirem as orientações para permanecerem em quarentena. A medida, adotada em consenso com as polícias Civil e Militar e o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), é resultado da escalada da doença no município: com o primeiro caso registrado há cerca de uma semana, a cidade chegou aos 39 nesta terça-feira (12), o terceiro maior em volume de doentes e o primeiro em incidência (com taxa de 394,1 por 100 mil pessoas; ante os 17,7 de Campo Grande, por exemplo) do Estado.

A decisão de prender quem ignorar a quarentena vai ao encontro de outra certeza: a de que o total de doentes continuará a crescer nas próximas duas semanas, resultado da desobediência de muitos moradores da recomendação de ficarem em casa no domingo (10), Dia das Mães. “Por conta do fim de semana, com certeza virão mais casos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Gonçalves de Almeida, reforçando que, diante dessa evolução de doentes em uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, o cerco será apertado, também em meio a uma guerra de notícias e postagens em que tumultuam o cenário.

“Nesta semana intensificamos bastante o controle. O promotor de Justiça fez uma nota pública e autorizou a autuar as pessoas. Tivemos reunião com as polícias e chegamos a um consenso, pois vimos que, realmente, as pessoas estavam levando tudo pelo lado da brincadeira. É algo sério e vamos efetuar prisões”, disse.

A prisão domiciliar de pacientes já estava prevista no decreto assinado pelo prefeito Jair Scapini (PSDB) que decretou o lockdown em Guia Lopes –as atividades comerciais foram seriamente restritas e as pessoas estão autorizadas a saírem de suas casas apenas duas vezes por semana, conforme o mês de aniversário. Almeida explicou que os pacientes de Covid-19 assinaram um documento concordando não sair de casa, abrindo espaço para a cobrança.

“Acontece que, infelizmente, algumas pessoas saíram: foram para a lotérica, ao banco, desobedeceram o decreto. Pois com esse decreto que assinaram e a ajuda do promotor, elas serão presas. Pessoas abordadas na rua que não têm suspeita de coronavírus são advertidas a voltarem para casa. As doentes, das quais temos o resultado, vão para prisão domiciliar”.

Em live pela manhã, Scapini já havia se manifestado sobre a situação. O prefeito disse ter ouvido de um médico da cidade que três pacientes de Covid-19 estavam na fila da lotérica. Pouco a pouco, porém, a mensagem parece que vem sendo absorvida pela população: também no domingo, o acompanhamento que a consultoria In Loco faz sobre a circulação de pessoas no Estado mostra que Guia Lopes foi a que registrou o melhor , com taxa de 70,8% –dentro do que autoridades de saúde consideram adequado para conter o vírus.

O secretário de Saúde também relata que os moradores começam a fiscalizar a situação. “Pela manhã, havia duas pessoas que deveriam ficar em casa na fila da lotérica. Não sei como a funcionária sabia quem eles eram, mas ela disse que não os atenderia”, disse. Nesta noite, autoridades da cidade devem realizar rondas a fim de orientar a população se manterem reclusas.

Guerra de informações

Atrelado a este fato, a circulação de informações desencontradas revela um misto de pânico e ignorância com a situação.

Áudio que circula em redes sociais atribuído a uma enfermeira da cidade relata o acompanhamento de pessoas que contraíram a doença e, no último final de semana, reuniram-se com pais e tios idosos e também com crianças e uma mulher grávida –que teria vindo para Campo Grande. A narrativa fala que algumas pessoas que mantiveram contato com os doentes já começaram a manifestar sintomas.

A autenticidade da gravação não foi comprovada, mas ela já foi distribuída entre moradores da região de Guia Lopes e foi encaminhada à redação do Jornal Midiamax.

Além disso, as autoridades da cidade admitiram lutar contra as “fake news”, plantadas por moradores que, em redes sociais, gravam vídeos e depoimentos minimizando os perigos do novo coronavírus –dizendo-se contaminados e abertamente ignorando as ordens para ficarem em casa. “Nessa semana tivemos outro caso. Ainda tem pessoas brincando”, pontuou.

Almeida confirmou a chegada ao município do primeiro ventilador mecânico do hospital, para ajudar pacientes de coronavírus. No fim de semana, uma pessoa com a doença precisou ser trazida para a Capital com falta de ar, voltando ao município já estabilizado. Atualmente, todos os casos da cidade estão em isolamento domiciliar.

O secretário de Saúde complementou informando que outras medidas seguem em estudo para serem adotadas, caso a população não adira às ações de controle já adotadas. Entre elas, está a possibilidade de se instituírem barreiras sanitárias em alguns dos acessos da cidade. “É dificílimo fazermos barreiras em todas as entradas, que são muitas, mas posso fazer nas principais, pelas quais passam mais pessoas. Estamos avaliando”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PCMS publica novo edital de classificação do concurso para escrivão e investigador

VÍDEO: Influenciador Buzeira carregou espingarda ao ver chegada da PF em sua casa

Homem ainda não identificado morre em hospital de Dourados após acidente em rodovia

Motorista fura preferencial e causa acidente no Jardim Panamá

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Residencial Jardim Antártica

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Exposição feita por crianças com deficiência será exibida no Bioparque Pantanal

Do dia 21 a 25 de outubro, a exposição 'O Pantanal sob um olhar extraordinário' estará disponível a contemplação

Trânsito

VÍDEO mostra militar sendo lançado após batida com carro no Recanto dos Pássaros

Gabriel parou a cerca de 5,5 metros do local da batida e não resistiu aos ferimentos

Transparência

Empresa terá um ano e R$ 4 milhões para concluir asfalto em bairros de Dourados

Prazo para conclusão da obra de infraestrutura urbana é de 365 dias

Trânsito

Escuridão em trecho onde militar morreu em acidente preocupa moradores

Apesar de existir duas placas de ‘Pare’, o poste no cruzamento está sem luz, segundo moradores