Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas e cursinhos reprogramam aulas após adiamento do Enem para o início de 2021

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A notícia não foi uma […]
Arquivo -

O MEC (Ministério da Educação) e o (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmaram nesta quarta-feira (8) o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. O adiamento é devido a pandemia da , o novo coronavírus.

A notícia não foi uma surpresa para as instituições, pois já era anunciada há alguns meses pelo Governo Federal.

Em , as escolas e cursinhos afirmam que devido ao adiamento do , precisarão reprogramar e ajustar as aulas e, com o ‘tempo ganho’, aproveitarão para reforçar os conteúdos aos alunos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Instituto Lutter King, Renilda Ferreira dos Santos, as aulas seguem acontecendo normalmente através de grupos das redes sociais e vídeos e com o adiamento do Enem, o instituto aproveitará para reforçar as aulas.

“Como continuamos com as aulas online e provavelmente permaneceremos com as aulas a distância até a data [da prova do Enem], vamos usar esse tempo para aplicar novamente o conteúdo e passar o que pode ter ficado para trás quando a pandemia começou”, disse ao Midiamax.

Renilda pontuou que devido as teleaulas, tanto os professores como os mais de 100 alunos precisaram se adaptar ao novo método de ensino e adiamento da prova nacional, ajudará a adaptar e reforçar as aulas aos estudantes.

Reprogramação dos conteúdos

Um dos professores do Cursinho Dom Bosco, Fernando “Barney”, disse que o adiamento do Enem promoverá uma reprogramação dos conteúdos das aulas para que os alunos possam estudar até as vésperas da prova em janeiro e fevereiro. Anteriormente, o professor disse que o adiamento até ajudaria a dar um alívio psicológico aos estudantes.

“Essa data nós já estávamos prevendo. Nós estamos readequando o calendário para contemplar os alunos até janeiro e vendo a possibilidade de abrir novos cursos até lá”, explicou o professor.

Professor em cursinhos pré-vestibular em Campo Grande, Juliano ‘Gordão’, disse que as aulas seguem por meio online e assim deverá permanecer até até que o MEC libere os jovens a retornarem às salas de aula e conteúdos devem prosseguir até meados do Enem.

De acordo com o professor, as turmas são compactas e acontecem em turnos diferentes para ajudar na rotina dos alunos.

Adiamento do Enem

A confirmação do adiamento aconteceu por meio de uma entrevista coletiva, onde as novas datas para a execução do Enem de 2020 foi divulgada. A prova impressa deverão ser realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto para a prova digital, ficaram reservada as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.

Outras datas como reaplicação do Enem Digital também foram divulgadas: 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas acontecem no dia 29 de março.

A divulgação das datas aconteceu por meio de videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Estiveram presentes na transmissão o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rússia faz testes com armas nucleares após Trump deixar em suspenso reunião com Putin

luiza ribeiro cpi

Luiza denuncia condições desumanas de trabalho do Consórcio Guaicurus ao MPT-MS

Campo Grande terá memorial com visitação ao quarto que recebeu João Paulo II

VÍDEO: Acidente aéreo impressionante mata dois pilotos durante explosão

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Obras de ampliação seguem na BR-163 nesta quarta-feira; confira trechos de desvio

Últimas Notícias

Transparência

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Denúncia diz que prefeito Nelson Cintra colocou comissionados em vez de concursados

Mundo

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Zambelli teve a prisão determinada pelo STF em junho, logo depois a parlamentar fugiu

Cotidiano

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Caso ocorreu na última terça-feira (21), quando o homem utilizou o serviço para se deslocar à Rodoviária de Campo Grande

Polícia

Idosa sofre prejuízo de R$ 37 mil após golpista se passar por funcionária de banco

Vítima alegou que acreditou na veracidade da ligação, pois a golpista possuía dados pessoais e de suas movimentações bancárias