Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudos não comprovam eficácia da ivermectina contra a covid-19

A ivermectina, usada para tratamento contra parasitas em seres humanos e animais, foi incluída no protocolo de Campo Grande com orientações para tratamento de pacientes em estágio inicial da covid-19. O medicamento tem sido motivo de debate entre especialistas e autoridades que estão na linha de frente do combate à pandemia e muitos afirmam que […]
Arquivo -
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

A ivermectina, usada para tratamento contra parasitas em seres humanos e animais, foi incluída no protocolo de com orientações para tratamento de pacientes em estágio inicial da covid-19. O medicamento tem sido motivo de debate entre especialistas e autoridades que estão na linha de frente do combate à e muitos afirmam que pode curar – ou prevenir – a infecção contra o . Não há, no entanto, nenhum estudo conclusivo comprovando a eficácia do remédio para tratar a covid-19.

No mês passado, cientistas australianos publicaram um estudo informando que o remédio conseguiu parar a replicação do vírus em laboratório. Com isso, muitos correram para obter a medicação que é indicada para tratar de verminose, sarna e bicho geográfico.

Em entrevista concedida à Agência Estado, a Professora associada do departamento de Microbiologia da Federal de Minas Gerais (UFMG), Giliane de Souza Trindade disse que é necessário que as pessoas saibam a diferença de um teste feito em laboratório para outro aplicado em seres vivos. “As pessoas ignoram isso, ficam procurando uma fórmula mágica. É a mesma coisa da cloroquina (que também não tem eficácia comprovada).”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia divulgado uma nota no começo do mês, informando que os estudos relacionando a ivermectina ao tratamento da covid-19 não eram conclusivos. “O uso desse remédio cria uma falsa sensação de segurança, com efeitos alérgicos e alteração no fígado”, explicou Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas e Albert Einstein à AE.

Com as novas orientações do protocolo adotado na capital, médicos poderão receitar, com o consentimento do paciente, medicamentos que não possuem indicativo na bula de que podem ser usados no tratamento contra o novo vírus. Além da ivermectina e da hidroxicloroquina, o novo protocolo inclui sulfato de zinco e vitamina D3  para pacientes em estágio inicial da doença.

O protocolo foi motivo de debate promovido pela Câmara Municipal, em que o Conselho Municipal de Saúde manifestou preocupação por não ter tido acesso ao conteúdo do documento.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria