Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudado pela prefeitura, fim do toque de recolher é sonho para comércio de Campo Grande

O decreto do toque de recolher em Campo Grande acaba no próximo dia 30 de setembro e a expectativa é que ele não seja prorrogado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Caso isso se concretize, o comércio da Capital deve comemorar a decisão. Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, este é […]
Arquivo -

O decreto do em acaba no próximo dia 30 de setembro e a expectativa é que ele não seja prorrogado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Caso isso se concretize, o comércio da Capital deve comemorar a decisão.

Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, este é um pedido antigo do setor para a prefeitura. “Já passou da hora; é uma necessidade ter essa maior flexibilização”, disse ele ao Jornal Midiamax. Conforme Vila, o setor há sete meses tem cumprido os decreto e que já está no limite.

Para o presidente, Campo Grande foi “penalizada” por conta dos casos vindos do interior, que, no seu entendimento, não conta com a mesma fiscalização da Capital.

“Os números caíram. Nunca na história Campo Grande teve tantos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] como agora”, opinou.

Sem eficácia

Da mesma opinião compartilha o primeiro secretário da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Roberto Oshiro.

“Tenho falado nas reuniões desde o dia 31 de agosto que não haveria mais necessidade desse toque de recolher em Campo Grande, tendo em vista a redução dos casos, redução do contágio e também a redução da demanda por leitos de UTI”, contou Oshiro.

Conforme o secretário, a extinção do toque vai ser benéfica não só para o comércio, mas para a sociedade em geral. “Vai ajudar os restaurantes que não precisam se preocupar com o fechamento para que seus colaboradores possam ir para casa antes do toque de recolher”, disse.

“As pessoas vão poder até se programar melhor para ir […] Os restaurantes vão poder usar a taxa reduzida de 50% [da lotação ] com maior flexibilidade e os consumidores vão poder se programar também para ir num horário em que o restaurante não esteja tão lotado”, explicou Oshiro.

Para ele, o toque de recolher não tem impacto na redução do contágio e nem reduziu o número de acidente de trânsito. “o que deu resultado foram as blitzes. E blitz não tem hora para acontecer”, opinou ele sobre leitos ocupados por traumas

Retorno da vida noturna

Assim como a CDL e ACICG, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) também vinha negociando com o Executivo Municipal o fim do decreto, segundo o presidente da associação, Juliano Wertheimer.

“A vida noturna depende da madrugada livre. Alguns barzinhos conseguiram sobreviver funcionando até 00h, mas as boates e casas noturnas zeraram [o movimento]”, revelou ele.

Para Wertheimer, a volta da “vida na madrugada” também será benéfica para os ônibus circulares. “Alguns poucos funcionários que trabalhavam na madrugada enfrentaram dificuldades de locomoção. Então terá que voltar também o transporte coletivo, que está passando por dificuldades, aumentando a circulação”, opinou.

Decreto

Atualmente, fica proibida a circulação de pessoas e sua permanência em estabelecimentos comerciais entre 0h e 5h.

Quando começou, em 21 de março, a medida ia das 22h às 5h, mas chegou a ser antecipada para 20h, voltou para 22h, foi iniciada às 23h e hoje começa à meia-noite.

Cabe à Guarda fiscalizar o cumprimento da restrição, mas diariamente as equipes flagram cerca de 150 pessoas nas ruas após o horário permitido. A medida não impacta serviços essenciais, como os relacionados à saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda

Trânsito

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Genildo da Veiga Machado chegou a ser levado com oxigenoterapia até o Hospital Municipal de Ivinhema