Pular para o conteúdo
Cotidiano

Forças de segurança de MS vão combater interiorização do coronavírus na região sudoeste

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, anunciou nesta segunda-feira (11) que utilizará as forças de segurança para combater a interiorização da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em cidades na região sudoeste de MS. Segundo Resende, a medida será necessária devido ao alto grau de incidência da Covid-19 em cidades como […]
Arquivo -

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), , anunciou nesta segunda-feira (11) que utilizará as forças de segurança para combater a interiorização da , causada pelo novo , em cidades na região sudoeste de MS.

Segundo Resende, a medida será necessária devido ao alto grau de incidência da Covid-19 em cidades como , Jardim e Bonito, que na última semana tiveram aumento significativo de confirmações (veja a tabela abaixo). A região, historicamente, enfrenta dificuldade de implantação de serviços de alta complexidade, como UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

A SES pontuou que entre as medidas também está a disponibilização, de respiradores pulmonares móveis, a fim de atender a transferência de pacientes em estado grave para a cidade de referência da região – no caso, Campo Grande. A região também terá mais testes rápidos a fim de identificar portadores do vírus.

“Estamos em contato permanente com secretários municipais [da região] para que haja um completo monitoramento dos casos já detectados, que foram positivados nos exames já realizados. Estamos à procura [dos positivos], através do nosso perfil epidemiológico. Estamos buscando fazer a testagem no máximo de pessoas em Guia Lopes e Jardim. Queremos fazer o maior número de testes possíveis”, pontuou o secretário.

Forças de segurança de MS vão combater interiorização do coronavírus na região sudoeste
Fonte: SES | Divulgação

Da última semana para cá, Guia Lopes da Laguna passou a liderar as cidades com maior taxa de incidência da Covid-19. A cidade contabiliza, até a manhã desta segunda-feira (11), 343,6 casos a cada 100 mil habitantes – o cálculo permite a comparação entre municípios de forma realística, e não apenas com base nos números absolutos. Nesta manhã, a cidade conta com mais 8 casos positivos, totalizando 34 casos. A vizinha Jardim tem 8 casos e Bonito 2 confirmações.

“A SES e esses municípios precisam construir unidade para não ter quadro caótico nos próximos dias, pois são regiões em que historicamente há dificuldade de implantar alta complexidade”, comentou Resende.

Bolsão

A região do Bolsão, onde estão cidades como Três Lagoas (68 casos), Brasilândia (12), (12), Bataguassu (2) e Ribas do Rio Pardo (2) também despertam preocupação das autoridades estaduais.

“Ribas do Rio Pardo também teve crescimento expressivo, o que adentra a teia de um setor importante, que é a indústria da celulose. Se ocorre aos moldes de Guia Lopes, onde o setor dos frigoríficos foi afetado, teremos um problema maior, já que a indústria da celulose é um dos pilares da economia da região e do Estado”, destacou o secretário. Segundo ele, a diferença é que na região leste, as cidades de Bataguassu e de Três Lagoas possuem estrutura melhor de alta-complexidade.

Resende também pontuou que na tarde desta segunda-feira irá encaminhar a prefeitos das cidades da região sudoeste kits com EPI (equipamentos de proteção individual) a fim de proporcionar segurança aos profissionais de saúde. “É necessário que os profissionais estejam aparelhados e paramentados para realizarem exames e também nos casos positivos”, concluiu.

Nesta segunda-feira (11), o boletim epidemiológico trouxe mais 23 casos positivos de coronavírus, um incremento de 6,4% nas estatísticas. MS, portanto, já conta com 385 casos positivos. Clique AQUI para conferir o boletim na íntegra.

https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul/videos/2611212832531463/?v=2611212832531463&notif_id=1589121021830099&notif_t=live_video_explicit

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Engenheiro civil morre após acidente a caminho do trabalho na BR-267 em MS

Engenheiro estava em um carro de passeio quando colidiu com caminhão

Cotidiano

Com frio atípico para outubro, MS marca mínima de 9°C nesta terça-feira

Previsão indica que o tempo continua firme e com sol entre nuvens

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued