Pular para o conteúdo
Cotidiano

Idosos em tratamento de saúde poderão usar transporte coletivo de graça em Campo Grande

Cartão do Idoso original deverá ser retido e substituído pelo temporário; viagens só serão autorizadas para o local do tratamento médico.
Arquivo -

Idosos que são beneficiários do passe livre no transporte coletivo de e que necessitam de tratamento de saúde contínuo poderão solicitar o benefício temporariamente. A medida foi anunciada pela do Estado, em acordo com a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e o Consórcio Guaicurus, que opera o serviço.

O transporte coletivo em Campo Grande teve as gratuidades suspensas por meio do decreto 14.201/2020, em meio às medidas adotadas para conter o novo coronavírus (Covid-19).

Porém, como o uso dos ônibus por idosos em tratamento médico envolve um direito, a Defensoria mobilizou núcleos para acompanhar o caso. Pelo acordo, os idosos em tratamento receberão um novo cartão, com número de viagens limitadas e restritas ao local onde fazem o acompanhamento de saúde.

Coordenador do Naspi (Núcleo de Atenção à Saúde, às Pessoas com Deficiência e aos Idosos), o defensor público Hiram Cabrita de Santana explicou que “o acordo possibilitou que idosos que estejam em acompanhamento médico não interrompam o tratamento pela dificuldade de deslocamento, pois esse comportamento pode colocar sua saúde em risco”.

Já o coordenador do Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos ), o também defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, a suspensão do passe livre é um meio de contenção da pandemia, mas não pode fazer com que o idoso “abandone tratamentos que exigem continuidade, como nos casos de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, dentre outros”.

Saiba como o idoso em tratamento médico pode obter o passe livre temporário

Pelo acordo, o Consórcio Guaicurus vai emitir um cartão especial para idosos que precisam de tratamento médico contínuo durante a pandemia de , como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.

Para obter o cartão, o idoso deve obter declaração do profissional de saúde, hospital, unidade de saúde ou clínica responsável que detalhe o tipo de tratamento realizado e a frequência (isto é, os dias da semana).

Com esse documento, o interessado deve comparecer à Central de Atendimento do Cliente do Consórcio Guaicurus (Rua Visconde de Taunay, 318, bairro ), portando também o Cartão do Idoso bloqueado e suspenso –que ficará retido e será substituído pelo Cartão de Benefício Temporário.

O novo cartão estará disponível de segunda a sexta-feira, com o número de viagens liberada sendo definido conforme a necessidade de deslocamento até o local de tratamento de saúde. Também serão definidas as linhas incluídas na programação do cartão.

Caso sejam apresentadas informações falsas ou comprovado o mau uso do benefício, o cartão será bloqueado e o responsável poderá ser responsabilizado penalmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas