Pular para o conteúdo
Cotidiano

Julgamentos na 2ª Vara do Tribunal do Júri retornam nesta quarta

Está marcado para a próxima quarta-feira (16) o retorno de sessões de julgamento da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, após cerca de seis meses de paralisação, em consequência do coronavírus. Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a pauta de julgamentos priorizará réus presos para evitar excesso […]
Arquivo -
Está marcado para a próxima quarta-feira (16) o retorno de sessões de julgamento da 2ª Vara do Tribunal do Júri de , após cerca de seis meses de paralisação, em consequência do coronavírus. Conforme o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a pauta de julgamentos priorizará réus presos para evitar excesso de prazo e assegurar o princípio da duração razoável do processo – em respeito ao plano de biossegurança do Tribunal de Justiça, o acesso do público será limitado.
Presentes terão que passar por aferição de temperatura e o tribunal deverá disponibilizar álcool em gel. O uso de máscara segue obrigatório, sendo facultado ao juiz, promotor, defensor e advogados durante falas – neste caso, as sustentações orais devem ocorrer somente do púlpito, garantindo assim o distanciamento com os demais.

Segundo despacho do juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, somente dois familiares do acusado e dois da vítima poderão acompanhar os trabalhos, após o dos sete jurados e a dispensa dos demais jurados convocados. Eles serão acomodados na segunda e quarta fileiras do plenário, mantida a distância de dois metros e será dispensado de servir ao Conselho de Sentença o jurado que estiver no grupo de risco ou que apresentar motivo relevante decorrente de doença.

No caso do promotor e da defesa, fica a critério deles estarem presencialmente na sessão, já que podem prestar seus serviços on-line, salvo quando a presença for imprescindível.
Os réus prestarão seus depoimentos pessoalmente com uso de máscara e após acompanharão a sessão por videoconferência, em uma sala no próprio Fórum. Com relação às testemunhas, estas prestarão seus depoimentos preferencialmente pelo Meet ou por videoconferência em sala específica no prédio do Fórum.
O acompanhamento da sessão de julgamento por parte de universitários, justificado para fins acadêmicos, e pela imprensa, tendo em vista a publicidade dos atos, principalmente nos casos de repercussão, será permitido mediante a indicação de apenas um representante por segmento, havendo permissão para revezar entre si a presença dentro do plenário (com informações da assessoria).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Últimas Notícias

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em para Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano

Mundo

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Republicano pediu urgência para envio de militares; região é administrada por políticos da oposição de Trump

Esportes

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Experiente, Dani destacou que sua motivação é o público e também sua filha. Disse que seguirá jogando enquanto estiver feliz, pois quer inspirar e levar alegria para os fãs do esporte