Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores devem ser cautelosos com automedicação do ‘coquetel coronavírus’, orienta CRF

Remédios associados a Covid-19 estão em falta e moradores devem ter cautela na hora de automedicar-se com o 'coquetel coronavírus'.
Arquivo -

Nesta semana, o Jornal Midiamax mostrou que o abastecimento e disponibilidade dos medicamentos associados ao combate e tratamento da Covid-19 estão em falta em Campo Grande devido a grande procura dos moradores. Conforme o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia), os moradores precisam ser cautelosos na hora de automedicar-se com o ‘coquetel coronavírus’.

Sem a comprovação científica necessária, quatro vermífugos são associados ao tratamento da doença no país, sendo a Ivermectina, Azitromicina, Tamiflu e a .

Dois desses remédios, a Ivermectina e o Tamiflu, podem ser comprados no balcão das farmácias, mas os demais, Azitromicina e a Cloroquina são vendidos somente com prescrição médica.

Diante da possibilidade de comprar dois medicamentos do ‘coquetel’ sem a receita de um profissional, a população tem feito a demanda das farmácias e laboratórios crescerem e de acordo com o Conselho, aí pode estar um grande risco para a saúde.

Automedicação do ‘coquetel coronavírus’

Segundo o CRF-MS, as pessoas precisam tomar cuidado e ficar atentas às origens das informações técnicas e científicas dos remédios para definir o tratamento e evitar uma automedicação irresponsável.

“Juntos caminhar para um atendimento com mais qualidade e resultados eficientes, e assim evitar o avanço da automedicação e o desabastecimento de medicamentos devido a divulgação inadequada ou não embasados tecnicamente para tal objetivo”, disse Conselho.

Por fim orientou que, mesmo consumindo algum remédio do ‘coquetel coronavírus’, os moradores não devem descartar as medidas de biossegurança, pois os remédios não o tornam imune a doença.

“A utilização de medicamentos na prevenção ou na proteção contra o vírus, pode causar a sensação de liberdade e descaso com as medidas de prevenção já consolidadas cientificamente contra a , dentre elas o uso de máscaras, higienização de mãos e ambientes, distanciamento social, etc”, orienta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Últimas Notícias

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história