Pular para o conteúdo
Cotidiano

Motoristas de aplicativos recorrem ao MPMS contra regulamentação na Capital

Duzentos motoristas de aplicativos ingressaram com representação no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedindo providências sobre a lei municipal n.º 6.294, sancionada em outubro do ano passado regulamentando o transporte de passageiros. Confira a lei publicada no Diogrande, a partir da página 1. Contendo diversas exigências, a lei deu prazo de 120 […]
Arquivo -
(Ilustrativa/Pixabay)
(Ilustrativa/Pixabay)

Duzentos motoristas de aplicativos ingressaram com representação no (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedindo providências sobre a lei municipal n.º 6.294, sancionada em outubro do ano passado regulamentando o transporte de passageiros. Confira a lei publicada no Diogrande, a partir da página 1.

Contendo diversas exigências, a lei deu prazo de 120 dias para adequação da categoria. O período para adaptação termina agora em janeiro e, a partir de fevereiro, motoristas terão que cumprir exigências como identidade visível e veículos com no máximo oito anos de uso.

“São inúmeros pontos sendo questionados. Ilegalidades e até inconstitucionalidades e nós esperamos pela resposta do Ministério Público”, adiantou o advogado Yves Drosghic, que representa o grupo. De acordo com os responsáveis pelo pedido, o temor da categoria é que a lei inviabilize o trabalho de pelo menos quatro mil motoristas, que podem ser impedidos de exercer a profissão.

Motoristas de aplicativos recorrem ao MPMS contra regulamentação na Capital
Grupo independente de motoristas de aplicativo procurou MPMS nesta quinta-feira (09). (Divulgação)

Os principais questionamentos feitos à nova lei são referentes à proibição de veículos com mais de oito anos rodarem – o grupo alega que a legislação federal permite até 10 anos. Também são discutidas a necessidade de exame toxicológico, necessidade de contratação de mais de um seguro, proibição de atender determinadas áreas e multas elevadas em caso de descumprimento.

Na manifestação, é solicitado ao MPMS auditoria da lei e prorrogação do prazo para adequação dos motoristas às exigências. O grupo que protocolou a representação se define como independente, não estando vinculado a nenhuma entidade. A reportagem tentou contato com a associação que representa os motoristas, mas não obteve retorno. Também aguarda resposta da prefeitura de sobre o assunto.

Corrida para se adequar

Motorista de aplicativo há dois anos, Wesley Nazareth, de 36 anos, confessa que ainda não conseguiu se adequar a todas as exigências feitas pela prefeitura, mas irá cumprir as exigências até o final do mês caso não seja possível derrubar a lei por meio de liminar.

Ele lembra que quando a profissão foi regulamentada por lei federal, foi definido que cada cidade poderia estabelecer regras complementares. “Pro nosso Estado ficou um pouco inviabilizado pro motorista que investe no carro, paga impostos e paga combustível. E pro passageiro com certeza vai onerar”, opinou sobre os impactos da legislação. Dentre eles está a exigência de cadastro no MEI (Microempreendedor Individual).

Já outros pontos da legislação são bem vistos por ele, como a exigência de exame toxicológico. “Os exames devem existir pra segurança do motorista, dos passageiros e terceiros”, comentou. Apesar dos benefícios, Wesley afirma que muitos motoristas ainda não sabem como farão para se adequar em tempo hábil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

titulo

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Venezuela reforça fronteiras com Brasil e Colômbia após ataques de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

As autoridades alertam para a falsa sensação de segurança nas áreas rasas do rio, em especial com crianças

Brasil

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sistema foi extinto em 2016

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)

Economia

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Alimentos para cães, sementes, carnes e mudas estão entre os produtos para exportação