Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS chega a 7.527 casos confirmados de coronavírus e totaliza 73 mortes

Balanço divulgado neste domingo adverte que ‘baixo número’ de casos novos se deve à falta de informações dos municípios nos finais de semana.
Arquivo -

Dados atualizados sobre o avanço do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul aumentaram em 220 o total de infectados ao longo de 24 horas. Números fechados às 19h de sábado (27) apontaram para 7.257 infectados e 72 óbitos –um a mais que o anunciado naquele mesmo dia. Contudo, Dourados já confirmou a 73ª morte pela doença no Estado, a 22ª no município.

As informações do boletim estadual foram prestadas na manhã deste domingo (28) pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e sua adjunta, Christinne Maymone, no 103º boletim sobre a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Apesar do avanço de “apenas” 220 novos, inferior ao do relatório anterior (quando houve 394 novos), ambos alertaram que se trata de um número que reflete a falta de informações de municípios que não realizam esses trabalhos nos finais de semana.

Assim, já antevendo a divulgação posterior desses casos represados, o boletim anunciou neste domingo 42.565 , com 31.129 delas sendo descartadas, 7.527 casos confirmados e 72 óbitos. Há, ainda, 2.082 casos sob análise no Laboratório Central de Campo Grande e 1.827 sem encerramento, aguardando detalhes de Secretarias Municipais de Saúde.

Dos novos casos, 79 são de Campo Grande, 57 de Dourados, 19 de Corumbá e 11 de Brilhante. Bataguassu e Fátima do Sul apresentaram 6 novos infectados, e Mundo Novo, 5. Houve, ainda, 4 casos em Costa Rica, Maracaju e Novo Horizonte do Sul; 3 em Chapadão do Sul, Nova Andradina, e Três Lagoas; e 2 em Bonito, Corguinho, Itaporã e Naviraí.

As cidades de Douradina, Inocência (que estreou no boletim neste domingo), Itaquiraí, Jateí, Ladário, , São Gabriel do Oeste e Sidrolândia tiveram um caso novo de Covid-19, cada. A correção de dados ainda descartou uma ocorrência em Rio Verde de Mato Grosso e Vicentina e 2 em Batayporã. Até aqui, 67 municípios do Estado registraram casos de Covid-19, ou 85% do total.

Quatro mortes foram incluídas oficialmente no boletim, sendo 3 delas anunciadas já no sábado: três homens, moradores de Dourados (67 anos, com hipertensão), Ponta Porã (87, hipertensão e ) e Fátima do Sul (69, também hipertenso). Também foi computado mais um óbito em Itaporã, de uma mulher de 75 anos que sofria de hipertensão, doença cardiovascular e doença neurológica crônica.

Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados anunciou o 73º óbito, que não entrou nas estatísticas da SES. Trata-se de um homem de 64 anos, morador do município, que faleceu às 0h15. Ele sentiu os primeiros sintomas em 2 de junho e foi internado 4 dias depois. O diagnóstico da Covid-19 foi informado no dia 11, com o paciente sendo monitorado em UTI de particular. Ele teria outras doenças que agravaram seu quadro.

Das 73 mortes, 53 delas foram registradas apenas no mês de junho. A Macroregião de Dourados concentra a ampla maioria, com 45 óbitos –sendo 36 na microrregião, formada por 12 cidades. Em Campo Grande, são 12 (9 na microrregião); havendo ainda 9 na macrorregião de Três Lagoas (7 na microrregião) e 7 em Corumbá.

Considerando-se apenas as microrregiões, engrossam as estatísticas as de Ponta Porã (4); Nova Andradina (3); Jardim, Naviraí e Paranaíba (2 cada); e Aquidauana (1).

Número de recuperados de Covid-19 se aproxima de 4 mil, mas ocupação de leitos hospitalares aumenta

Dentre os 7.527 casos confirmados, incluindo-se o total de óbitos, 3.926 pacientes já se recuperaram e 3.357 seguem em isolamento –com 174 internados de Mato Grosso do Sul, 2 deles no Paraná (um em leito clínico e outro em UTI).

Ainda em relação às internações no Estado, 88 pacientes estão em leitos clínicos (59 públicos e 28 privados) e 86 em UTIs (53 públicos e 33 privados). Christinne Maymone advertiu que o número de vagas na rede pública supera o de internações particulares.

Dos internados no Estado, a maioria está em Campo Grande: 26 ocupam leitos clínicos e 18 de UTI na rede pública; enquanto na rede privada 16 estão em vagas comuns e 24 nas de terapia intensiva. Em Dourados, são 24 internações clínicas e 27 em UTIs públicas e 11 leitos clínicos e 9 de UTI privados.

Três Lagoas têm 4 internados em leitos clínicos e 4 de UTI na rede pública e uma vaga na rede particular ocupada por pacientes de Covid-19. Em Corumbá, estão ocupados 5 leitos clínicos e 3 de UTI na rede pública.

A SES advertiu que a taxa de ocupação de leitos no SUS vem aumentando consideravelmente, principalmente em UTIs. Enquanto a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 17% (com 111 pacientes adultos) dos 670 existentes, na terapia intensiva chega a 40% (79 vagas ocupadas das 199 já disponíveis). A taxa, contudo, varia pelo Estado: chega a 60% nas macrorregiões de Campo Grande, Dourados e Corumbá e a 51% em Três Lagoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa sofre prejuízo de R$ 37 mil após golpista se passar por funcionária de banco

Rússia faz testes com armas nucleares após Trump deixar em suspenso reunião com Putin

luiza ribeiro cpi

Luiza denuncia condições desumanas de trabalho do Consórcio Guaicurus ao MPT-MS

Campo Grande terá memorial com visitação ao quarto que recebeu João Paulo II

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

VÍDEO: Acidente aéreo impressionante mata dois pilotos durante explosão

Últimas Notícias

Mundo

Chanceler da Argentina pede demissão dias antes de eleição legislativa

Javier Milei passa por momento delicado em sua gestão nas últimas semanas

Transparência

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Denúncia diz que prefeito Nelson Cintra colocou comissionados em vez de concursados

Mundo

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Zambelli teve a prisão determinada pelo STF em junho, logo depois a parlamentar fugiu

Cotidiano

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Caso ocorreu na última terça-feira (21), quando o homem utilizou o serviço para se deslocar à Rodoviária de Campo Grande