Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS em alerta: Confira o que já se sabe sobre novo vírus encontrado na Bolívia

Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a dengue e ebola. Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde. Mas, afinal, o que se […]
Arquivo -

Cientistas anunciaram nesta semana que encontraram evidências da transmissão entre humanos do vírus Chapare, na Bolívia. O vírus causa febre hemorrágica e pode ser fatal, como a e . Em Mato Grosso do Sul, a descoberta científica já teve repercussão, o Estado recebeu um alerta do Ministério da Saúde.

Mas, afinal, o que se sabe sobre esse novo vírus? As informações ainda são muito recentes, mas o vírus Chapare não deve ser tão transmissível quanto o coronavírus. Até agora, só há informações de casos registrados na Bolívia. Três pessoas já morreram pela doença, todos eram profissionais da saúde, que pegaram a doença após contato com pacientes infectados.

O vírus Chapare causa sintomas como febre, dores no corpo, vômito, feridas na pele e sinais de hemorragia. O vírus é transmitido por roedores. “O vírus é transmitido por alimentos e água contaminados pela urina e fezes de ratos infectados. Ainda está sendo estudada a transmissão de humano para humano”, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com relação à transmissão entre humanos, a infecção pode acontecer por contato com os fluidos corporais do paciente ou durante procedimentos em ambientes de saúde. Pesquisas ainda devem ser feitas para entender como o vírus se espalha e causa doenças.

Segundo o da Bolívia, a febre hemorrágica causada pelo vírus não tem tratamento, pacientes recebem apenas cuidados para aliviar os sintomas. Conforme informações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), a doença foi registrada em 2003 na Bolívia, na província de Chapare. Poucas pessoas foram infectadas e um paciente morreu 14 dias após o surgimento dos sintomas.

Porém, 15 anos depois, a doença voltou a ser notificada, desta vez em La Paz. De cinco infectados, três morreram. Entre o primeiro caso e os casos de 2019, o vírus pode ter circulado pelo país sem ser identificado, confundido com outras doenças por conta dos sintomas. 

Por enquanto, não há motivo para pânico. Pelo que se sabe sobre o vírus, a infecção acontece por contato com fluidos corporais, como vômito, sangue, urina ou fezes do paciente. A doença pode ser mais fácil de controlar do que o coronavírus, que se transmite também pelo ar.

MS em alerta

Um alerta do Ministério da Saúde foi encaminhado para Mato Grosso do Sul sobre a doença, que causa febres hemorrágicas, com sintomas que se parecem com a dengue e o ebola. Descoberta científica teria indicado que vírus se transmite entre humanos.

De acordo com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o alerta foi feito através do Ponto Focal Nacional para o Regulamento Sanitário Internacional, que faz parte da vigilância em saúde nacional do Ministério da Saúde.

“O alerta foi encaminhado para o CIEVS Estadual de Mato Grosso do Sul e encaminhado para a Vigilância do município de para que a Rede de Saúde se atente para possíveis casos suspeitos que atendam à definição”, disse a diretora da Vigilância em Saúde de MS, Larissa Domingues Castilho de Arruda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

VÍDEO: ladrão finge ser cliente e leva R$ 1,5 mil de shopping em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Bêbado, homem dá cadeirada em funcionário e acaba preso em conveniência

Últimas Notícias

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17

Brasil

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

Veiculo levava 40 passageiros; 17 estão internados em Garanhuns

Transparência

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Os 79 municípios de MS podem receber os recursos da União