Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS renova compromisso para zerar sub-registros de nascimento até 2030

Em 2017, cerca de  77 mil crianças não foram registradas no Brasil. O levantamento, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que ainda há muita subnotificação nos registros civis, procedimento que é feito gratuitamente em cartórios. Para zerar essa estatística, Mato Grosso do Sul passa a integrar força-tarefa nacional e é um […]
Arquivo -

Em 2017, cerca de  77 mil crianças não foram registradas no Brasil. O levantamento, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que ainda há muita subnotificação nos registros civis, procedimento que é feito gratuitamente em .

Para zerar essa estatística, Mato Grosso do Sul passa a integrar força-tarefa nacional e é um dos oito estados brasileiros que renovaram a adesão, na última sexta-feira (18), ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

Além do nosso Estado, Roraima (RR), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Ceará (CE) e (BA) também firmaram o compromisso, através da assinatura de seus respectivos representantes, no último dia  do 10º Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica, realizado por meio de teleconferência.

O objetivo do Compromisso Nacional é reduzir a zero o índice de sub-registro civil de nascimento no país, sendo uma pauta prioritária. “Queremos possibilitar que todas as maternidades do Brasil tenham acesso direto para a emissão de certidões de nascimento. Esse é um desafio, principalmente em regiões mais pobres do Norte e do . Muitas mães das áreas rurais, ao darem à luz, retornam para suas casas sem registrar seus bebês”, comentou o secretário nacional de Proteção Global, Alexandre Magno.

Meta para 2030

Durante dois dias, o evento destacou a meta de que até 2030, o governo disponibilize identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento. De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2,6% das crianças nascidas no ano de 2017 deixaram de ser registradas no Brasil. Ou seja, cerca de 77 mil crianças não obtiveram a certidão de nascimento no tempo correto.

A ausência de documentação também afeta jovens e adultos. As populações mais excluídas e vulneráveis são as que mais sofrem com esse problema no país. Há pessoas que nunca foram registradas e que jamais tiveram um documento de identidade. Outras, devido a diversas circunstâncias, perderam ou tiveram destruídos os seus documentos ao longo da vida, sem acesso à segunda via. Isso é bastante comum entre indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais e pessoas em situação de rua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida foi marcado por Christian ainda no primeiro tempo, resultado que mantém a equipe mineira na perseguição a Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (19), no Maracanã. O jogo … Continued

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Time dominou os três sets e garantiu o título inédito em seu currículo

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa