Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em busca por respeito, grupo de cicloativistas se mobiliza em Campo Grande

O Bici Nos Planos Campo Grande é um coletivo de cicloativistas que promove audiências, palestras, oficinas e campanhas educativas, com objetivo de apresentar demandas ao poder público e incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável, além de integrar a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, de forma totalmente apartidária. Para uma das integrantes...
Arquivo -

O Bici Nos Planos é um coletivo de cicloativistas que promove audiências, palestras, oficinas e campanhas educativas, com objetivo de apresentar demandas ao poder público e incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável, além de integrar a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, de forma totalmente apartidária.

Para uma das integrantes Cintia Possaf, de 35 anos, é necessário investir em educação no trânsito, e distinguir as necessidades de quem usa a bicicleta para lazer ou esporte, e quem usa para se deslocar até o serviço, escola ou supermercado.

“Para quem utiliza no dia a dia, não tem roupa especial e capacete, o motorista não vai olhar do mesmo jeito. É diferente a forma para quem anda todo vestido em cima da bicicleta e alguém que está com uma caixa de ferramentas ou uma mulher com bolsa”.

Em busca por respeito, grupo de cicloativistas se mobiliza em Campo Grande
Cintia e seu filho (Foto: Arquivo pessoal)

Na perspectiva do coletivo, as campanhas de educação aos motoristas e futuros condutores são pontuais e não tem uma grande efetividade. A conscientização tem que ser feita na base, formando um motorista, ciclista ou pedestre com respeito nas vias, desde a infância.

“Bogotá é uma referência na educação no trânsito, desde a educação básica, tem uma monitora que acompanha a pé ou de bicicleta as crianças na hora de ir para a escola. Ela aprende como como deve se comportar, e ali já cresce uma criança que se for motorista, será consciente”, explicou Cintia.

Uma das maiores dificuldades citadas pelo grupo, é a falta de estrutura da cidade. No centro ou em órgãos públicos, o ciclista não tem um chuveiro, e um local seguro e adequado para guardar a bicicleta, mesmo se você quiser pagar, você não encontra um estacionamento. A falta de e outro problema grave, que por vezes, causa o de um ciclista no período noturno.

Soluções e Ciclovias 

Uma das possíveis soluções elencadas por Cintia, seria a construção de mais ciclovias e ciclo faixas em avenidas de maior velocidade, como a avenida Ministro João Arinos, pelo fato de ser a única rota para o centro para os moradores da região. Além disso, aplicar estratégias de acalmar o tráfego, que consiste em reduzir a velocidade da pista e diminuir o risco de acidentes.

“Temos ciência que impossível colocar ciclovia na cidade inteira. Se uma pessoa é atropelada acima de 50km por hora a chance dela morre é de 80%, essas medidas ajudariam a diminuir os riscos de  acidente e favoreceria pedestres, ciclistas e crianças que brincam na rua”, detalhou.

Hoje, Campo Grande apresenta 82 km de ciclovias e ciclofaixas fragmentadas, conforme a cicloativista. Para realizar a interligação de todas, faltam apenas 16 km de pista.

Atualmente, não existe um incentivo das empresas, ou políticas públicas, para que as pessoas troquem o ônibus ou carro por uma bicicleta. “Se o funcionário vai com um meio de transporte saudável, ele não vai ficar doente, não vai faltar no serviço. A empresa e o sistema de saúde ganham, em Curitiba já tem modelos de recompensa para quem vai de bicicleta”, finalizou.

Campanha nacional de Mobilidade

Mobilidade urbana é um ponto crucial no desenvolvimento de uma grande cidade, pensando nisso, o coletivo Bici Nos Planos CG e o Coletivo Veracidade, estão integrando a campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições, em Campo Grande.

Os grupos produziram duas cartas compromisso, uma voltada para os candidatos do (prefeitura) e a outro para o legislativo (vereadores). No seu teor, a carta convida os os candidatos a se comprometerem com um mandato sustentável, incluindo a mobilidade no debate político.

Até agora, oito dos 411 candidatos a vereador já assinaram a carta e três dos 15 candidatos a prefeito também rubricaram a carta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Últimas Notícias

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central

Cotidiano

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Decisão da 3ª Vara Cível do município ordena que o estado prossiga com obras de restauração em prédio histórico

Transparência

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Marcos José de Brito Rodrigues será julgado em sessão do CNJ da próxima terça-feira (28)