Pular para o conteúdo
Cotidiano

Paciente que perdeu transplante porque avião do Governo de MS estava ocupado faz hemodiálise e espera rim

Eliete Contini da Silva continua na fila de espera para receber um transplante de um rim e faz hemodiálise para viver enquanto isso. Ela teve uma chance perdida no começo do mês porque a aeronave que seria usada para levar a paciente até Curitiba, no Paraná, onde o transplante seria feito, estava em uso pelo Governo […]
Arquivo -

Eliete Contini da Silva continua na fila de espera para receber um de um rim e faz hemodiálise para viver enquanto isso. Ela teve uma chance perdida no começo do mês porque a aeronave que seria usada para levar a paciente até , no Paraná, onde o transplante seria feito, estava em uso pelo Governo do Estado

 

A paciente realizou mais uma sessão de hemodiálise nesta quinta-feira (15), e comenta que, mesmo depois da repercussão do caso, não recebeu sequer uma ligação ou procura do Governo do Estado.

 

“A gente vai levando. A saúde está na mesma situação, mas estou bem. Só o TFD (Tratamento Fora de Domicílio de Transplante Renal), me ligou e me passou um número de telefone dizendo que se eu precisasse estavam disponíveis 24 horas”, disse.

 

Ainda segundo ela, as dificuldades financeiras começam a apertar e atrapalham o sono. “São três sessões (de hemodiálise) por dia, é um vai e vem, a gente fica abalada”. 

 

Eliete está na fila de transplante desde outubro do ano passado à espera de um novo rim. O Jornal Midiamax acompanhou o drama da paciente que teve uma chance de cirurgia perdida.

 

A reportagem encontrou em contato com a Abrec (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos) que se limitou a informar que a fila segue o fluxo normal de cirurgias, conforme as doações de órgãos.

Reinaldo tentou mudar notícia, mas Justiça negou

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tentou na Justiça mudar a notícia do Jornal Midiamax que revelou o drama vivido por uma paciente de MS que perdeu um transplante de rim porque o avião do Governo do Estado estava em uso.

No entanto, a tentativa foi rejeitada e o advogado de Reinaldo levou verdadeira ‘aula de liberdade de expressão’ da juíza Vania de Paula Arantes, da 4ª Vara Cível de .

Na reportagem, a paciente e a Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, em contatos documentados, afirmam que Eliete Silva não foi levada para cirurgia que poderia salvar a vida dela porque o avião estaria em uso pelo governador.

O Governo do Estado deixou de responder à reportagem na fase de apuração jornalística, mas negou que Reinaldo estivesse no voo logo após a publicação.

Apesar de a assessoria de Reinaldo não ter respondido à reportagem que pediu dados públicos como planos de voo e lista de passageiros dos aviões de MS, imediatamente após receber posicionamento depois da repercussão da notícia, o Jornal Midiamax inseriu as informações no texto e ainda fez nova notícia.

Enquanto uns se preocupam com a imagem pública, outros se preocupam com a própria sobrevivência. Eliete Contini da Silva é renal crônica e desde outubro do ano passado está na fila à espera de um rim.

Ela se mantém viva com sessões semanais de hemodiálise. Sem conseguir embarcar, Eliete perdeu a cirurgia e o órgão foi repassado para outro paciente. “Foi cruel, nem digo que foi triste, foi cruel”, desabafa a paciente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas