Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não é feriado: Comércio em MS terá funcionamento normal durante o Carnaval

O comércio em Mato Grosso do Sul funcionará dentro normalidade durante o Carnaval, que será celebrado nos dias 24 e 25 de fevereiro (segunda e terça-feira). Com isso, as lojas abrirão normalmente, sem regime especial, pelo menos na segunda-feira (24), conforme reforçou a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em MS). De […]
Arquivo -
(Foto: Arquivo Midiamax)
(Foto: Arquivo Midiamax)

O comércio em funcionará dentro normalidade durante o Carnaval, que será celebrado nos dias 24 e 25 de fevereiro (segunda e terça-feira). Com isso, as lojas abrirão normalmente, sem regime especial, pelo menos na segunda-feira (24), conforme reforçou a -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em MS).

De acordo com a federação, destaca-se apenas que a convenção coletiva da categoria permite aos empresários fecharem, facultativamente, a partir do meio dia da terça-feira (25), com reabertura dos estabelecimentos a partir das 12h do do dia seguinte (quarta-feira de cinzas). Este é o único dia que pode ter alguma alteração, a depender de empresa para empresa.

A confusão sobre o funcionamento do comércio durante a folia carnavalesca é recorrente, já que escolas e órgãos públicos costumam determinar ponto facultativo durante a folia tradicional. Porém, o Carnaval não é considerado um feriado – ao menos não em Mato Grosso do Sul.

Desta forma, não há qualquer legislação que determine o fechamento dos estabelecimentos comerciais, como ocorre em feriados nacionais, por exemplo, no dia 25 de dezembro. Apenas no a terça-feira de Carnaval é considerada um feriado, por força de uma lei específica daquele Estado.

“É muito comum [a confusão], até com disputas judiciais, porque as instituições públicas e escolas costumam decretar o ponto facultativo, e isso induz a pensar que se trata de um feriado. Mas, não existe uma lei nacional que faça do Carnaval um feriado”, detalha a advogada trabalhista Priscila Arraes Reino.

Segundo a advogada, para não se ter que trabalhar durante os dias de festa, é necessário, portanto, haver uma lei estadual ou municipal que determine o feriado – o que não é o caso de Mato Grosso do Sul. Ou, ainda, que o fechamento esteja previsto em convenção trabalhista.

“Existem negociações entre funcionários e patrões que colocam o Carnaval como dia de ou atribuem uma escala especial de trabalho, em regime de compensação. São coisas que ficaram acertadas entre as categorias por um Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho e, por isso, devem ser respeitados”, detalha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nicolas Sarkozy chegou à prisão para cumprir cinco anos de pena

VÍDEO: colisão na Afonso Pena gera engavetamento entre três veículos em horário de pico

Mulher é assassinada asfixiada em Três Lagoas por companheira que acaba presa pela polícia 

UFMS busca conselheiros voluntários para propor melhorias e avaliar serviços prestados pela Universidade

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Assaltante morre após troca de tiros com policiais do DOF em Dourados

Últimas Notícias

Política

Câmara define lista para relator de processos contra Pollon e mais dois; confira nomes

Nome do relator será definido a partir da lista tríplice

Polícia

Idoso que sofreu queimaduras após vazamento de gás permanece sedado na Santa Casa

Vítima foi extubada e estado de saúde é considerado estável

Polícia

Homem perde R$ 7,7 mil em golpe de falso prêmio de título de capitalização

Golpistas se passam por representantes da conhecida empresa, prometem premiação em dinheiro, mas antes enviam links para roubar da dos e acessar dados bancários, ou pedem que o cliente faça uma transferência

MidiaMAIS

Feira geek, tecnologia e prêmio ‘Jovem do Ano’: confira a programação da Cidade da Juventude 

Evento será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, na Vila Morena, nos altos da Afonso Pena