Pular para o conteúdo
Cotidiano

Programe-se: Confira o que abre e fecha durante o feriado de Tiradentes

A próxima semana será mais curta para alguns trabalhadores e servidores públicos, que devem contar com dois dias de folga. Na segunda-feira (20), há ponto facultativo e na terça-feira (21) é celebrado o feriado nacional de Tiradentes. Contando com o fim de semana, alguns ‘sortudos’ somam quatro dias de descanso. É preciso lembrar que a […]
Arquivo -

A próxima semana será mais curta para alguns trabalhadores e servidores públicos, que devem contar com dois dias de folga. Na segunda-feira (20), há ponto facultativo e na terça-feira (21) é celebrado o feriado nacional de Tiradentes.

Contando com o fim de semana, alguns ‘sortudos’ somam quatro dias de descanso. É preciso lembrar que a recomendação é de ficar em casa devido a pandemia de coronavírus. Caso seja extremamente necessário sair de casa, confira o que abre e fecha no feriadão em Campo Grande:

Prefeitura de Campo Grande

Logo no início do mês, a Prefeitura já publicou um decreto com ponto facultativo para a segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. O decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população, como a saúde.

Governo do Estado

O Governo de MS decretou ponto facultativo o expediente de segunda-feira (20), já que é feriado nacional na terça-feira (21). Segundo a determinação do governador (PSDB), foram levados em consideração o feriado nacional e as medidas temporárias adotadas para a prevenção do contágio do coronavírus.

O decreto não se aplica às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

TJMS

Alguns serviços, como o plantão judiciário do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) funcionarão durante o feriado por meio de aplicativos e ligações telefônicas. Confira os telefones dos servidores em plantão. Fórum de Campo Grande: Cível: (67) 9134-3634; Criminal: (67) 9325-1794. Tribunal de Justiça: (67) 9120-0618 (claro).

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam fechadas em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Supermercados

Na terça-feira (21), os supermercados devem atender normalmente. Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), basta que em contrapartida, os estabelecimentos concedam a folga compensatória.

Comércio

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) não autorizou o funcionamento do comércio em Campo Grande, no feriado de Tiradentes (21). Conforme o decreto municipal, é autorizado apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais durante os feriados, como medida de prevenção contra o coronavírus.

Shoppings

Dois shoppings reabrem neste fim de semana: o Norte Sul Plaza e o Pátio Central. O Norte Sul Plaza deve funcionar das 12h às 20h, enquanto o Pátio Central atende das 9h às 18h. Ainda não há informações sobre o funcionamento na terça-feira (21), feriado de Tiradentes.

Ônibus

O transporte público funciona normalmente neste sábado (18) e na segunda (20). No domingo (19) e na terça-feira (21), haverá apenas 11 linhas de ônibus operando na cidade em três faixas de horário. As restrições seguem orientações da Prefeitura da Capital, em meio à pandemia do novo coronavírus (), que alterou a circulação dos ônibus a fim de evitar aglomerações.

Os coletivos vão circular em três faixas de horário nesses dois dias: das 4h40 às 8h30; das 9h50 às 13h30; e das 15h50 às 20h20. Confira quais são as linhas:

  • 050 – Hospitais/Centro
  • 129 – Aero Rancho/Região
  • 130 – /Região
  • 232 – Mata do Jacinto/Região
  • 240 – Santa Luzia/Região
  • 327 – Santa Emília/Região
  • 328 – Coophavila/Região
  • 413 – Indubrasil/Região
  • 420 – Júlio de Castilho/Região
  • 523 – Maria Aparecida Pedrossian/Região
  • 525 – Itamaracá/Região.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua , Lote A, Quadra 2, s/n – Imã (3304-7575)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Apesar de modesto, comércio impulsiona sonhos e fortalece senso comunitário no Jardim Aeroporto

Nem furto, nem roubo: tráfico é a principal motivação para prisões em Campo Grande

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

STF retoma julgamento dos réus do Núcleo 4 da trama golpista

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Corumbá ganhará novo portal de entrada após ser danificado por caminhão

Últimas Notícias

Mundo

Nova premiê do Japão nomeia primeira mulher para o Ministério das Finanças

Takaichi nomeou Satsuki Katayama em iniciativa que pode aumentar expectativas de política fiscal mais expansiva

Polícia

Preso comparsa de ladrão que tentou furtar joalheria de shopping pela tubulação

Comparsa estava foragido desde domingo (19), quando o amigo foi preso pelo Garras horas após ficar escondido na tubulação

MidiaMAIS

Artesã de MS produz bolsas e mochilas exclusivas a partir de malotes dos Correios

Lucienne Lopes Teixeira une sustentabilidade e design ao reaproveitar malotes dos Correios em suas criações

MidiaMAIS

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

Escola de modelos atraía alunos de todo o Mato Grosso do Sul, que sonhavam com carreira na moda