Pular para o conteúdo
Cotidiano

Protesto de mães no CEM vira ‘barraco’ e deputado Trutis troca acusações com GCM

Protesto de mães na frente do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na manhã desta quinta-feira (16), acabou com troca de acusações entre Guarda Civil Municipal, funcionários e o deputado federal Loester Trutis (PSL). Houve confusão e até a PM (Polícia Militar) foi acionada. O movimento foi organizado por um grupo de cerca de 9 mulheres […]
Arquivo -

de mães na frente do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na manhã desta quinta-feira (16), acabou com troca de acusações entre Guarda Civil Municipal, funcionários e o Loester Trutis (PSL). Houve confusão e até a PM (Polícia Militar) foi acionada.

O movimento foi organizado por um grupo de cerca de 9 mulheres de baixa renda que são mães de crianças especiais. Elas alegam que estão há 4 meses sem receber fraldas e dieta alimentar para os filhos, conforme determinação judicial.

Com o tumulto, o caso foi parar na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro. Dois funcionários do CEM procuraram a delegacia para registra o caso.

Um deles, que não quis se identificar, trabalha no administrativo do órgão e disse ao Jornal Midiamax que foi ameaçado pelo deputado. “Ele falou que se não abrisse o estoque para ele em 10 minutos ele iria dar voz de prisão”, relatou.

Então, o funcionário alegou que houve abuso de autoridade por parte do parlamentar, uma vez que ele poderia ter encaminhado um ofício solicitando informações sobre o estoque desses suprimentos no local.

Conforme o relato, Trutis questionou o destino de verba federal para comprar esses suprimentos e o funcionário teria explicado como funcionam os recursos de cada setor.

Direito de fiscalizar

Já o deputado federal disse à reportagem que já foi pago à prefeitura recurso federal de R$ 800 mil destinado a custear as fraldas e dieta alimentar para essas mães. “Se mandei esse dinheiro, por que não foi comprado?”, questionou.

Ainda conforme o parlamentar, não houve abuso de autoridade. “Como o dinheiro envolve verba federal, eu tenho prerrogativa para fiscalizar e impedir a fiscalização de agente federal é crime”, exclamou.

Então, o deputado confirmou que acionou a PM. “Acionei porque eles [guardas municipais] ofereceram risco à integridade física. Estavam com escopeta na mão”, declarou.

A Guarda Municipal informou que mobilizou 13 servidores para atender a ocorrência e que o deputado estava filmando e causando tumulto no local.

Questões burocráticas

Em relação à falta dos suprimentos, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que são mais de 200 pacientes atendidas pelo programa e que os casos em atraso são devido às questões burocráticas. A secretaria informa que está dando celeridade na aquisição desses insumos para garantir o atendimento a esses pacientes.

Conforme a assessoria da Sesau, verbas oriundas de emendas parlamentares não podem ser empregadas no pagamento de demandas judiciais.

(Atualizada às 13h20) GM

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued