Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reserva indígena de MS tem segunda morte por coronavírus em 8 dias

Entre os 71 mortos por coronavírus em Mato Grosso do Sul está Atanásio Cabreira, de 67 anos. Ele estava internado no Hospital Evangélico e passa a ser a segunda vítima da doença na Reserva Indígena de Dourados em apenas oito dias. Atanásio morava na aldeia Jaguapiru, onde já exerceu o lugar de capitão e era […]
Arquivo -

Entre os 71 mortos por em Mato Grosso do Sul está Atanásio Cabreira, de 67 anos. Ele estava internado no Hospital Evangélico e passa a ser a segunda vítima da doença na Reserva Indígena de em apenas oito dias.

Atanásio morava na aldeia Jaguapiru, onde já exerceu o lugar de capitão e era da etnia . O filho Edson Cabreira contou ao Jornal Midiamax que ele estava internado há 21 e que inicialmente ele estava sentindo muitas dores na região  da barriga e em seguida foram feitos alguns exames, entre eles o de coronavírus, que deu positivo.

“Ele era tudo pra mim. Sempre foi um pai exemplar e era uma pessoa importante não só para a família como também para a comunidade, quando foi líder da Aldeia Jaguapiru na década de 90 por quatro anos. Era uma pessoa que pensava no coletivo e tinha uma grande preocupação com as causas indígenas”, conta Edson.

O filho também revela que mesmo depois de entregar o cargo de capitão, ele continuou trabalhando para a comunidade, quando se converteu para religião evangélica e se tornou pastor da Igreja Pentecostal Tenda dos Milagres. “Era uma pessoa muita querida pelos moradores da Aldeia Jaguapiru”, relata Edson apontado o dedo para as pessoas que ficaram às margens da estrada que passa frente ao pequeno cemitério.

Reserva indígena de MS tem segunda morte por coronavírus em 8 dias
Atanásio foi líder da reserva indígena. (Foto: Redes Sociais)

Ao contrário do que aconteceu no sepultamento de Evaristo Garcete, dessa vez a cova foi feita por um amigo da família. “Cada sepultamento indígena tem um jeito de acontecer que é mais ou menos parecido. O que a gente estranha são todas essas recomendações em virtude dele ter morrido por Covid. Mas  a gente respeita porque pelo que estou vendo nesses meus cinquenta anos de vida é que esse vírus é muito perigoso e não respeita ninguém”.

Cânticos de despedida

“Eis aqui um servo do Senhor que cumpriu muito bem a sua ão e agora retorna aos seus braços”, disse um pastor da Tenda dos Milagres e rápidas palavras de conforto à família, enquanto alguns amigos e fiéis mantinham uma certa distância,  do lado de fora do cemitério, e entoavam cânticos de despedidas.

Logo depois do sepultamento,  um indígena se aproxima da reportagem e diz: “Eu conhecia muito bem ele. Era como se fosse um pai para mim. Estou muito triste hoje porque infelizmente perdemos mais um dos nossos. É mais uma liderança que parte e deixa a gente mais fraco”, comenta Orozino Ribeiro, de 41 anos, morador da aldeia.

Sem conseguiu disfarçar as lágrimas Orozino exalta a memória do amigo que partiu. “Essa morte é uma grande perda para a nossa comunidade. Nasci aqui e cresci acompanhando os bons exemplos que ele deixou para nós. Para quem soube guardar, serão de grande valia”,  conta o indígena.

Reserva indígena de MS tem segunda morte por coronavírus em 8 dias
Sepultamento aconteceu no cemitério da aldeia. (Foto: Marcos Morandi).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Últimas Notícias

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial

Cotidiano

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Prefeito alega que espera verbas para a construção de um banheiro na praça central

Cotidiano

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Decisão da 3ª Vara Cível do município ordena que o estado prossiga com obras de restauração em prédio histórico

Transparência

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Marcos José de Brito Rodrigues será julgado em sessão do CNJ da próxima terça-feira (28)