Pular para o conteúdo
Cotidiano

Residentes na linha de frente contra o coronavírus relatam atraso nas bolsas federais

Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e outras categorias de residentes que, em geral, estão no primeiro ano de atividades e foram recrutados para atuarem na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19) relatam atrasos de até um mês e meio no pagamento das bolsas de auxílio. Uma das entidades que representam parte […]
Arquivo -

Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e outras categorias de residentes que, em geral, estão no primeiro ano de atividades e foram recrutados para atuarem na linha de frente do combate ao novo () relatam atrasos de até um mês e meio no pagamento das bolsas de auxílio. Uma das entidades que representam parte das categorias apontou “inconsistência de dados bancários” para justificar o atraso, com previsão de normalização após correção de dados bancários, e promessa de pagamentos no início de maio.

Na residência, os profissionais montam um vínculo contratual exclusivo, que os proíbe de ter um segundo emprego.

A ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes) havia contabilizado 200 relatos sobre os atrasos, mas em redes sociais residentes divulgaram tabela com quase 500 nomes –a categoria considera que, somando-se aqueles que ainda não se manifestaram, o número é ainda maior.

A situação também já teria chegado à comissão externa da que trata da Covid-19, em documento no qual residentes relatam o atraso nos pagamentos há um mês e meio, escassez de EPIs (equipamentos de proteção individual) e risco de contágio.

Entre os casos contabilizados pela reportagem está a situação de três profissionais de saúde que dividem a mesma casa em (RS), dos quais apenas um recebeu o pagamento.

Quatro prazos

Na segunda-feira (13), o Ministério da Saúde havia enviado e-mails às Comissões Estaduais de Residência Médica solicitando dados pessoais e bancários dos residentes que não receberam a bolsa. Os prazos para pagamento foram fixados nos dias 5, 14, 17 e 22, sendo que os três primeiros já foram descumpridos.

Na quarta-feira (15), a ANMR questionou sobre a situação em reunião em . No mesmo dia, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que integra a comissão da Covid-19 na Câmara, pediu detalhes sobre a situação ao Ministério da Saúde. No dia seguinte à solicitação, Luiz Henrique Mandetta foi substituído por Nelson Teich no comando da pasta.

Em comunicado na sua página nas redes sociais, a ANMR informou ter recebido comunicação de que residentes matriculados até 29 de fevereiro deveriam ter recebido no início de abril. “Se alguém não recebeu, entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Parece haver uma inconsistência nos dados bancários, por isso a demora”, alegou a entidade.

Residentes matriculados a partir de 1º de março receberão em maio, conforme a entidade. O Ministério da Saúde não respondeu aos questionamentos do UOL até a veiculação desta reportagem.

O Ministério anunciou há poucos dias bonificação de R$ 667, por seis meses, para incentivar os residentes a atuarem contra o coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo

Cotidiano

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica chuva de até 30 milímetros por hora

Brasil

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)