Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem 13º, enfermeiros e médicos ameaçam entrar em greve na Santa Casa de Campo Grande

Sem receber o 13º salário, os mais de 3,5 mil funcionários da Santa Casa podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (23). Cerca de 60% dos trabalhadores da enfermagem e limpeza estão de braços cruzados em frente ao hospital aguardando o pagamento. A redução do corpo técnico prejudica o atendimento aos pacientes em meio […]
Arquivo -

Sem receber o 13º salário, os mais de 3,5 mil funcionários da Santa Casa podem entrar em greve a partir desta quarta-feira (23). Cerca de 60% dos trabalhadores da enfermagem e limpeza estão de braços cruzados em frente ao aguardando o pagamento. A redução do corpo técnico prejudica o atendimento aos pacientes em meio a pandemia do coronavírus.

“Se não cair [na conta] hoje vamos entrar em ”, disse o presidente do Siems (Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana.

Desde ontem, cerca de 40% do pessoal da enfermagem está trabalhando, mas o número pode cair para 30%, caso a greve seja deflagrada. Assim, o atendimento aos pacientes pode ficar prejudicado e a limpeza de alguns setores ficará comprometida.

Conforme o sindicalista, o hospital possui cerca de 3,5 mil funcionários incluindo os setores da enfermagem – que soma mais de 1,5 mil, médicos, limpeza e administrativo.

Ontem (22), a Santa Casa emitiu nota garantindo que o pagamento deve ocorrer até esta quarta-feira. O problema, segundo o diretor-presidente, Heitor Freire, é que o valor para pagar os funcionários virá através de repasse emergencial que a Prefeitura deve fazer, através de verba recebida do Governo Estadual. “O documento que libera o repasse emergencial para a Santa Casa está na procuradoria da prefeitura. Só podemos fazer o pagamento quando o texto for publicado em Diário Oficial”, informou o diretor.

Por outro lado, a prefeitura não deu data para fazer o pagamento, limitando-se a dizer que o repasse seria publicado em Diário Oficial “nos próximos dias”.

Santa Casa
Funcionários de braços cruzados em frente à Santa Casa. (Foto: Fala Povo)

Ceia ameaçada

Muitos profissionais já lamentam que sem o 13º não conseguirão comprar a ceia de Natal. É o caso de uma funcionária que trabalha na limpeza e preferiu não se identificar. Ela disse à reportagem do Jornal Midiamax que mora com o marido e três filhos – de 10, 5 e 2 anos. Neste Natal, ela conta com o dinheiro para comprar a Ceia, já que o esposo está desempregado.

Uma técnica de enfermagem, de 26 anos, lamenta que pretende comprar a Ceia com o dinheiro, além de pagar algumas contas mais caras que deixa para o , por conta do 13º.

Santa Casa
Sem 13º, Ceia de Natal de funcionários está comprometida. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Outros profissionais ouvidos pela reportagem relataram que estão preocupados com as contas. Uma funcionária da higienização, de 39 anos, disse que deixa algumas contas para o fim de ano e muitas já estão atrasadas. Quando receber o dinheiro ainda terá que pagar multa, lamentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

BC sobre instabilidade no Pix: sistemas administrados pela autarquia funcionam normalmente

Detran-MS tem falha e serviço de recurso de multas está fora do ar

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

ucrania

Líderes europeus devem se reunir na semana para novas discussões sobre cessar-fogo na Ucrânia

Últimas Notícias

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado

Polícia

Homem em surto é baleado após tentar ferir policial militar em Angélica

Caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20); segundo informações, indivíduo já havia ameaçado com faca outros moradores

Mundo

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

Mais de 500 aplicativos foram afetados por pane global

Política

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Alienação de imóvel e transferência milionária embasam o pedido de indiciamento que consta no relatório