Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem quadrilha, quentão nem curau: Pandemia cancela principais festas juninas de Campo Grande

Uma das épocas mais esperadas do ano pelos campo-grandenses, junho é o mês das quermesses, arraiais e celebrações em comemoração ao Dia de Santo Antônio e Dia de São João, comemorado no dia 13 e 24, respectivamente. No entanto, as tão esperadas festas juninas vão ficar para o próximo ano, pois devido a pandemia da […]
Arquivo -

Uma das épocas mais esperadas do ano pelos campo-grandenses, junho é o mês das quermesses, arraiais e celebrações em comemoração ao Dia de Santo Antônio e Dia de São João, comemorado no dia 13 e 24, respectivamente. No entanto, as tão esperadas festas juninas vão ficar para o próximo ano, pois devido a da Covid-19, o novo coronavírus, segue o exemplo de Corumbá, e cancela suas maiores festividades.

O Arraial de Santo Antônio, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, seria realizado na Praça do Papa e na programação, além das barracas e quadrilha, estava previsto os para a população. No entanto, neste ano, a situação mudou e a princípio, a festa está suspensa.

De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Turismo), a prefeitura está estudando a possibilidade econômica e legal para fazer lives referentes à festa, mas ainda não é possível confirmar. Em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), será realizado um concurso de máscaras juninas com direito a premiação para os candidatos.

Outra festa bastante popular em Campo Grande, a Festa Junina da UCDB, também não será realizada neste ano. Segundo a assessoria da universidade, após 12 anos consecutivos da festa, está será a primeira vez que ela não acontecerá.

Popular na época de Carnaval, o bloco Capivara Blasé também tinha programação para as festividades juninas deste ano. Conforme o responsável pelo bloco, Victor Samúdio, o Capivara Caipira aconteceria pela segunda vez em Campo Grande no começo do mês de junho, mas devido ao coronavírus, o planejamento precisou ser cancelado.

A reportagem procurou a Arquidiocese de Campo Grande para detalhes sobre mudanças nas programações das quermesses nas paróquias da Capital, mas até o momento, não houve retorno.

Patrimônio de MS, festa de São João de Corumbá é cancelada

Celebrado desde o início do século 20, o Arraial de São João em Corumbá foi cancelado em razão da pandemia do coronavírus (covid-19). A festa é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul e envolve grande estrutura com shows, danças e praça de alimentação.

O anúncio do cancelamento foi feito em live no Facebook da Prefeitura do município pelo prefeito Marcelo Iunes. conta com cinco casos positivos da doença, sendo quatro importados e um comunitário.

De acordo com Iunes, a festa está totalmente cancelada para evitar aglomerações. “Não podemos gerar aglomerações, por isso, a festa em geral está cancelada. Nos reunimos com o diretor-presidente da Fundação da e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Cruz, e acertamos isso”, esclareceu.

Mas, segundo o prefeito caso haja uma melhora no cenário da pandemia, que tem pico programado para este mês de maio – um antes da festividade – os devotos poderão ao menos realizar o banho de São João.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Últimas Notícias

Esportes

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Com o título, o time brasileiro não só consolidou sua hegemonia no continente como também garantiu vaga na primeira Copa das Campeãs

Esportes

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Nesta noite, se enfrentam os times Sesi Vôlei Bauru e Osasco São Cristóvão, em uma final marcada pela rivalidade frequente entre as equipes.

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Cotidiano

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Feira Central disse estar comprometida em apoiar a regularização dos empresários para que operem com qualidade e dentro da lei