Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tacuru estreia em boletim do coronavírus, mas números da SES divergem dos municipais

O boletim epidemiológico estadual do coronavírus apontou nesta quarta-feira (13) a estreia de Tacuru, município da região da fronteira sul de MS e a 424 km de Campo Grande, com caso positivo na cidade. De acordo com o boletim, há apenas um paciente com diagnóstico para a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A estatística da […]
Arquivo -

O boletim epidemiológico estadual do coronavírus apontou nesta quarta-feira (13) a estreia de , município da região da sul de MS e a 424 km de Campo Grande, com caso positivo na cidade. De acordo com o boletim, há apenas um paciente com diagnóstico para a , causada pelo novo coronavírus.

A estatística da SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém, diverge do apresentado pela prefeitura do município, que na terça-feira (12) anunciou 5 confirmações, referentes a membros de uma mesma família e que já estavam em isolamento domiciliar (veja o vídeo abaixo).

Tacuru estreia em boletim do coronavírus, mas números da SES divergem dos municipais
Foto: Reprodução | Facebook | Prefeitura de Tacuru

A comunicação oficial traz que, além das 5 confirmações, há um total de 9 notificações de casos suspeitos,, com 4 resultados negativos e 5 confirmados. Há, ainda, 35 pessoas em isolamento domiciliar por terem tido contato com caso confirmado. Não há nenhum exame aguardando análise, o que significa que os 35 isolados não foram testados.

“Não entrem em desespero, tratam-se de membros de uma família que já estava em isolamento. Mas, usem e não saiam de casa”, alerta a secretária de saúde, Adriana Mancini.

A reportagem solicitou esclarecimento acerca da divergência para a SES e, por meio de nota, foi informado que os casos de Tacuru que não constam no boletim epidemiológico são de residentes do Estado de que foram ao município visitar parentes, conforme mencionado na transmissão ao vivo da última terça-feira, porém, sem citar o município. “As notificações ocorrem no município de residência do paciente”.

Tacuru tem população estimada em 10.215 habitantes. Segundo a SES, o grau de incidência da Covid-19 na localidade, considerando apenas um caso positivo, é de 8,7 casos para cada 100 mil habitantes.

Boletim Epidemiológico 12/05/2020

Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o Boletim Epidemiológico do dia 12/05/2020 (Terça-feira)#FiqueEmCasa#UseMascara

Posted by Prefeitura Municipal de Tacuru/MS on Tuesday, May 12, 2020

Vale destacar que a confirmação motivou a publicação de um novo decreto municipal, ainda na terça-feira (12), que determinou que todos os estabelecimentos da cidade, inclusive os essenciais, poderão funcionar apenas com regras restritivas.

Entre as medidas, editadas por categorias de estabelecimentos, estão a lotação máxima de uma pessoa a cada 20m², proibição de clientes consumindo localmente em lanchonetes e conveniências, adoção de delivery e distanciamento de 1,5m. Clique AQUI para conferir o decreto na íntegra.

* Alterada às 11h40 para acréscimos de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Exportações tarifaço

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

titulo

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

Últimas Notícias

Brasil

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

'Chris Brown' é apontado como proprietário do imóvel utilizado como ponto de apoio para antes e depois do crime

Esportes

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Durante coletiva de imprensa em Campo Grande, onde está para disputar a Supercopa, a atleta olímpica anunciou decisão que surpreendeu a todos, inclusive seu treinador, Luizomar de Moura

Cotidiano

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

As autoridades alertam para a falsa sensação de segurança nas áreas rasas do rio

Brasil

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sistema foi extinto em 2016