Pular para o conteúdo
Cotidiano

Testes de vacinas contra o coronavírus em 5 mil voluntários começam em 10 dias em MS

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) assinou, nesta quarta-feira (07), convênio para testes de quatro vacinas contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os testes serão aplicados em cinco mil voluntários no Estado. O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia […]
Arquivo -

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) assinou, nesta quarta-feira (07), convênio para testes de quatro vacinas contra o em Mato Grosso do Sul. Os testes serão aplicados em cinco mil voluntários no Estado. O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, , e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

De acordo com as informações da SES, o apoio será ao estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais.

A captação de voluntários para os testes da primeira vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, explica Ana Lúcia Lyrio.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começar em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.

A SES irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS). A Saúde em MS ainda destaca que a responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Também não haverá repasse de recursos financeiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians