Pular para o conteúdo
Cotidiano

UFMS vai montar laboratório para analisar exames de coronavírus

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de coronavírus, causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em Campo Grande. Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no Drive-thru instalado […]
Arquivo -

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai implantar um laboratório para analisar casos de coronavírus, causador da Covid-19, no bloco 9 da Famed (Faculdade de Medicina), em .

Desde abril a UFMS vem ajudando nas ações de enfrentamento ao coronavírus, inclusive analisando amostras colhidas para detecção da doença no instalado no Corpo de Bombeiros que são enviadas para o Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Com isso, até o momento a já foram realizados pela universidade a análise de 6.415 exames de RT-qPCR, com 492 resultados positivos para Covid-19.

Portanto os investimentos para a implantação do laboratório, onde serão colocados os equipamentos que já existem no local, garantirão também a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Análises

Na UFMS as amostras são analisadas em duas etapas. A primeira no LabDIP (Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias) da Famed, onde são cadastradas, conferidas e submetidas à extração do material genético.

“É um laboratório moderno e equipado para realizar as atividades de pesquisa em saúde e, atualmente, está sendo utilizado para o diagnóstico da Covid-19”, destaca o diretor da Famed Marcelo Villela.

Mas com o aumento de casos, a universidade decidiu por investir na implantação de um laboratório especifico para análises de casos da covid-19

De acordo com o diretor, e pesquisadores da Universidade e da Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul vêm trabalhando desde abril nas análises. “Atuam no local professores, técnicos e estudantes de pós- da área da saúde da Universidade e com o aumento da demanda se fizeram necessários investimentos a fim de tornar as atividades mais eficientes”, comenta o Vilela.

Além dos exames para diagnóstico da Covid-19, os investimentos na nova unidade devem garantir a execução de ações de assistência e pesquisas científicas que contam, inclusive, com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

De acordo com o pró-reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros as adequações no bloco 9 da Famed, onde será instalado o Laboratório, devem ser feitas o mais rápido possível pela empresa já contratada.

Dentre as melhorias a serem implementadas estão adequações no projeto arquitetônico, com a divisão do laboratório em salas específicas para recebimento de amostras, paramentação, extração, distribuição, entre outras; instalação de gerador e caixa separadora, e adequações nas instalações elétricas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Trânsito

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Segundo a Guarda Municipal, ele responderá por desacato, resistência à prisão e infrações de trânsito