Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vai ao cemitério? Confira orientações para evitar coronavírus durante visita no dia de Finados

O dia de Finados é celebrado nesta segunda-feira (2) e muitas pessoas devem visitar os cemitérios de Campo Grande. É preciso lembrar que a pandemia não acabou e para evitar a transmissão do coronavírus, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou orientações para os visitantes. Recomenda-se ainda, que o visitante fique no espaço por […]
Arquivo -

O dia de Finados é celebrado nesta segunda-feira (2) e muitas pessoas devem visitar os cemitérios de . É preciso lembrar que a não acabou e para evitar a transmissão do , a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou orientações para os visitantes. Recomenda-se ainda, que o visitante fique no espaço por um curto período de tempo.

Os visitantes não devem compartilhar objetos e utensílios de uso pessoal, nem fazer o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério. É preciso evitar o contato físico com outras pessoas, mantendo uma distância mínima de 1,5 metro entre os indivíduos. Outra recomendação importante é que os visitantes façam a higienização das mãos com frequência com álcool em gel, especialmente após contato físico com superfícies em locais públicos.

Fica obrigatório o uso de máscaras durante o período de permanência no local. Além disso, recomenda-se que pessoas do grupo de risco evitem a ida aos cemitérios e celebrações religiosas. Pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse e outros devem evitar a ida aos cemitérios e celebrações religiosas.

Quanto às recomendações para os cemitérios, fica estabelecido o limite de 50% de ocupação da capacidade. A nota da SES recomenda a criação de mecanismos de controle de acesso e saída do público de forma que não haja aglomerações no início e no término da visitação ao cemitério. Se possível designar um colaborador utilizando para orientações de fluxo, durante os horários de visitação mais intensa.

Os cemitérios deverão realizar o controle de fluxo de pessoas para adentrar ao local, podendo ser criadas barreiras físicas na entrada, quando necessário, ou outro mecanismo de controle de fluxo de pessoas, respeitando o distanciamento social de 1,5 metros entre os indivíduos, com demarcações no piso para delimitação do espaço físico, especialmente quando houver formação de filas.

Os locais ainda deverão realizar o controle de pessoas em diferentes pontos dentro dos cemitérios, de modo a evitar aglomerações em pontos de maior concentração de visitantes, disponibilizando funcionários para tal finalidade, caso necessário.

Pontos de descontaminação deverão ser instalados nos locais contendo álcool em gel tanto na entrada quanto em pontos estratégicos. A higienização dos locais de uso comum deverá ser intensificada, sendo que a desinfecção deverá ser feita com produtos à base de cloro, como o hipoclorito de sódio, álcool líquido a 70% ou outro produto desinfetante, desde que regularizado perante a Anvisa.

Caso haja equipamentos de uso coletivo, como bebedouros, recomenda-se que se mantenha dispositivo de papel toalha próximo para que seja evitado contato direto com a superfície. Após o uso, descartar o papel toalha em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e proceder à higienização das mãos.

No caso de uso de bebedouros de pressão, os locais deverão observar os seguintes critérios: lacrar as torneiras a jato que permitem a ingestão de água diretamente dos bebedouros, de forma que se evite o contato da boca do usuário com o equipamento; garantir que o usuário não beba água diretamente do bebedouro, para evitar contato da boca com a haste (torneira); caso não seja possível lacrar ou remover as torneiras, o local deverá substituído por equipamentos que possibilite a retirada de águas apenas com copos descartáveis ou recipientes individuais; a utilização de utensílios permanentes (canecas, copos e etc.) deverão ser higienizados rigorosamente; e todos os bebedouros deverão ser frequentemente higienizados.

Sanitários também deverão ter a higienização redobrada. Os locais deverão intensificar: a higienização do ambiente; funcionários deverão usar luvas de borracha, avental impermeável, calça comprida, máscara e sapato fechado, com a realização da limpeza e desinfecção das luvas utilizadas, reforçando o correto uso das mesmas, não tocando maçanetas, corrimão, entre outros com a luvas; cartazes deverão ser fixadas sobre a utilização dos vasos sanitários orientando que a descarga seja acionada com a tampa do vaso fechada; instalação de dispensadores com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela Anvisa, para higienização de assentos sanitários; recomenda-se que o assento sanitário seja higienizado a cada uso. Recomenda-se manter os ambientes bem ventilados com janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista é socorrido com suspeita de traumatismo craniano após colisão com carro

Influenciadores de MS marcam presença no baile de Halloween da Sephora

minha casa minha vida

Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida anima setor, mas critérios para financiamento impactam demanda em MS

tereza

Comissão do Senado vota texto substituto de Tereza Cristina sobre terras na fronteira

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Últimas Notícias

Polícia

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

O nome ou idade do invasor do shopping não foram informados

Política

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Se não regularizarem os problemas que causam ruídos, motociclistas podem perder a moto

Brasil

Falha na proteção de subestação pode ter levado à desconexão da região Sul no dia 14, diz ONS

Sistema deveria ter isolado a falha provocada pelo incêndio na linha de transmissão

Emprego e Concurso

Tema da redação da UFGD diz sobre a desvalorização da educação e cultura da ostentação

Cerca de 8 mil candidatos tentam uma das 984 vagas em MS