Pular para o conteúdo
Cotidiano

À espera de importação, clínicas de MS não têm previsão de vacinação no 1° semestre de 2021

Além do Poder Público, as clínicas de imunização particulares de Mato Grosso do Sul também aguardam e esperar adquirir doses da vacina contra a Covid-19, o novo coronavírus. Porém, por conta do atraso na importação da vacina de Oxford, produzidas na Índia, o comércio não tem expectativas de chegada das doses e um plano de […]
Arquivo -

Além do Poder Público, as clínicas de imunização particulares de Mato Grosso do Sul também aguardam e esperar adquirir doses da contra a , o novo coronavírus. Porém, por conta do atraso na importação da vacina de Oxford, produzidas na Índia, o comércio não tem expectativas de chegada das doses e um plano de início de vacinação paga.

Conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores, desta terça-feira (5), devem ser importadas cerca de 2 milhões de doses da vacinas da marca, porém, o governo da Índia fechou a exportação dos imunizantes até vacinar toda população de risco no país.

Outra empasse é que a importação, pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas ainda não há autorização para aplicação na população.

A enfermeira Natyli Correa Macedo, responsável pela Clínica Vaccine Care, em , explica que a unidade demostra interesse na imunização, porém, não há o que fazer além de aguardar os tramites das autoridades.

“Como a vacina do (Instituto) Butantan não pode ser comercializada, nós aguardamos a aprovação e liberação da vacina da Índia, mas isso não tem nenhum previsão. Estamos alvoroçados, queremos, mas não tem uma data”, disse.

A clínica Imunitá informou que tem interesse em comprar doses do imunizante, porém, não há uma previsão de compra até a chegada das importações. Já a clínica Vaccini relatou que também pretende adquirir doses, mas não há detalhes sobre a marca da vacina ou valores investidos oficializados entre a direção.

Vacina pelo SUS

Por enquanto, as tratativas do poder público e viés pelo SUS (Sistema Único de Saúde), se mostra mais promissora quanto a compra das doses. A prefeitura de Campo Grande já se articula na tentativa de começar a vacinação contra a covid-19 junto com o governo de , no próximo dia 25 de janeiro. A Câmara de Vereadores pode instalar uma comissão de emergência para aprovar o plano de imunização.

A evita cravar uma data para o início da vacinação. A pasta justifica que ainda depende da sinalização do Instituto Butantan sobre a disponibilidade de doses. Além disso, a secretaria diz que a criação da comissão de emergência não foi pedida pelo município, a menos a princípio.

O Instituto Butantan apresentou, nesta quinta-feira (7), com a Anvisa, os resultados de eficácia dos ensaios clínicos da vacina produzida no país. Para casos graves e moderados, a imunização apontou 100% de eficácia. Além disso, não houve casos graves entre os pacientes vacinados na fase de teste.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local